João Pessoa
Feed de Notícias

Procon-PB registra média de 168 reclamações por semana

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011 - 09:30 - Fotos: 
Entre os dias 1º e 31 de janeiro, o Procon Estadual (Procon-PB) registrou 672 reclamações de consumidores, perfazendo uma média de 168 procedimentos por semana. Quando somadas as reclamações aos outros tipos de atendimentos registrados, como consultas e encaminhamentos de fiscalizações, o total chega a 987 no mês.

Entre as reclamações, um serviço se destaca: o de telefonia. Somente no mês de janeiro, foram registradas mais de 180 queixas com relação a problemas nesta área, o que representa 26% do total. Segundo a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac) do Procon-PB, Iris Duarte, entre os problemas mais citados pelos consumidores estão as cobranças indevidas. “A má prestação de serviço e a cobrança de ligações que o consumidor desconhece são os principais problemas”, disse.

Já na outra ponta das reclamações está a espera em filas de banco, com apenas uma reclamação oficial registrada. “Isto não significa dizer que os bancos estão cumprindo a lei das filas, mas que os consumidores acabam deixando de registrar as reclamações. O que acontece geralmente é o consumidor ligar no momento em que está na fila, mas depois não fazer a formalização no Procon”, explicou.

Segundo a coordenadora do Sac, sempre que os consumidores fazem a denúncia, a fiscalização vai até o local para verificar irregularidades. Além disto, são realizadas visitas rotineiras às instituições financeiras. Entretanto, seria importante que o consumidor registrasse a reclamação. “Se o consumidor faz o registro, há uma penalização mais severa à instituição infratora”, salientou.

Para Iris, mesmo que algumas pessoas ainda deixem de buscar os seus direitos, ao longo dos anos os consumidores têm se tornado mais conscientes e exigido mais. “O que observamos é que muitos consumidores já conhecem seus direitos e já estão informados sobre como reclamar e a que órgãos devem recorrer”, acredita.

A sede do Procon-PB fica no Parque Solon de Lucena, 234, no Centro de João Pessoa. O órgão mantém também centros de atendimento aos consumidores nos municípios de Sousa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Guarabira e São Bento. O telefone para informações ou denúncias é o 0800 281 1512.

Procon On-line – Além do atendimento por telefone, quem quiser tirar dúvidas sem precisar sair de casa poderá encaminhar uma solicitação através da internet. Basta entrar no site www.procon.pb.gov.br, clicar no link “Atendimento Online” e enviar a demanda. A resposta será encaminhada para o e-mail informado pelo consumidor.