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27 de setembro de 2011

Procon-PB orienta consumidores sobre como agir durante greve dos bancários



O Procon-PB divulgou, nesta segunda-feira (26), orientações ao consumidor para que ele fique atento e tome algumas precauções, a fim de não ser prejudicado por causa da greve por tempo indeterminado dos bancários. A categoria para as atividades nas agências a partir desta terça-feira (27) em todo país.

O órgão lembrou que, legalmente, a greve dos funcionários das instituições bancárias não gera abatimento de juros por atraso no pagamento de contas. Ou seja, caso o consumidor atrase a quitação de alguma dívida, as multas e os juros relativos ao atraso serão cobrados normalmente.

Para não deixar as contas em atraso, o Procon-PB orienta o consumidor a procurar uma Casa Lotérica ou lojas de departamento que são autorizadas a aceitar contas de consumo (como água, energia e telefone, por exemplo).  Há ainda a possibilidade de pagamento nos terminais de autoatendimento, por meio da leitura do código de barras, ou ainda o pagamento por transferência eletrônica realizada pela internet.

Para aquelas pessoas que estão com contas em atraso e que só podem ser pagas em uma agência bancária, a indicação é entrar em contato com a empresa credora para buscar outras formas de pagamento. Já no caso dos clientes das instituições financeiras que não possuem cartão para saque nos terminais de autoatendimento e fazem movimentações apenas na “boca do caixa” a orientação é entrar em contato com o banco por telefone e solicitar uma alternativa para a realização de saques.

O Procon-PB destacou que a greve dos funcionários por melhores salários não exime a instituição de tomar as soluções cabíveis nos casos emergenciais.

Serviço:

O Procon Estadual funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Dúvidas podem ser tiradas através do 0800-281-1512 ou do 3218-5442.