João Pessoa
Feed de Notícias

Procon-PB divulga Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2012

sexta-feira, 15 de março de 2013 - 15:30 - Fotos:  Walter Rafael / Secom-PB

No ano passado, foram registradas 3.556 reclamações fundamentadas no Procon Estadual da Paraíba. Deste total, 61,62% dos problemas apresentados pelos consumidores foram atendidos pelas empresas nas audiências de conciliação. Os dados integram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2012, divulgado nesta sexta-feira (15) pelo Procon-PB. O cadastro reúne as demandas de consumidores não solucionadas no setor de atendimento e que resultaram na abertura de processos administrativos.

As informações são relativas aos processos finalizados em 2012, independentemente do ano da abertura da reclamação. O cadastro elenca as empresas mais reclamadas e os dados sobre as reclamações atendidas e não atendidas pelos fornecedores.

Além de servir de fonte de informações aos consumidores, os dados do Cadastro de Reclamações Fundamentadas também são um subsídio para os órgãos de defesa do consumidor no trabalho de fiscalização das empresas.

A divulgação do cadastro é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. Depois da divulgação em cada Procon, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, inicia a fase de compilação dos dados estaduais e deve, em maio, lançar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas. “Este é um instrumento muito importante para que o cidadão possa conhecer melhor as empresas e saber quem são os fornecedores que não apresentam soluções para os problemas enfrentados pelos consumidores”, ressaltou o secretário executivo do Procon Estadual da Paraíba, Marcos Santos.

Entre as empresas com o maior número de reclamações e audiências realizadas estão Energisa (182), Oi móvel (139) e Cagepa (115). Já no que diz respeito às soluções apresentadas aos consumidores nestas audiências, as empresas que mais atenderam as demandas dos consumidores foram Energisa (122), Cagepa (99) e Oi móvel (86). Por outro lado, as empresas que menos atenderam às demandas dos consumidores foram Banco do Brasil (70), Banco Santander (62) e Energisa (60). “O consumidor deve ficar atento principalmente a estas empresas que não atendem as demandas, pois mostram que não estão preocupadas em apresentar soluções”, alertou Marcos Santos.

Os dados completos do Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referentes às demandas registradas no Procon-PB,  podem ser acessados na página do Procon na internet (www.procon.pb.gov.br).

Atendimentos – Ao longo de 2012, foram registrados 12.721 atendimentos no Procon-PB, mas somente uma parcela é tratada por meio de processos administrativos (Reclamações), já que o órgão utiliza-se de formas de atendimento mais céleres para resolução dos problemas enfrentados pelos consumidores, como por exemplo a resolução no atendimento preliminar.

Desta maneira, no ano passado, as Reclamações Fundamentadas (processos finalizados em audiência) representaram 27,9% de todos os atendimentos realizados pelo Procon-PB em 2012, que teve mais de 5,2 mil demandas resolvidas no atendimento preliminar, ou seja, sem a necessidade de abertura de um processo e de realização de mediação.

As áreas mais reclamadas foram assuntos financeiros (bancos e cartões de crédito), serviços essenciais (telefonia móvel) e produtos.

RANKING DE FORNECEDORES MAIS RECLAMADOS – GERAL

FORNECEDOR RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS
Energisa 182
Oi móvel 139
Cagepa 115
Banco do Brasil 108
Banco Santander 106
Claro 93
Banco ItauCard 93
Oi fixo 87
Banco BMG 84
Hipercard 81

RANKING DE FORNECEDORES COM O MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES NÃO ATENDIDAS

FORNECEDOR RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS NÃO ATENDIDAS
Banco do Brasil 70
Banco Santander 62
Energisa 60
Banco Cruzeiro do Sul 55
Oi móvel 53
Banco ItauCard 48
Banco BMG 47
TIM CELULAR 47
HIPERCARD 41
OI FIXO 40

 

RANKING DE FORNECEDORES COM O MAIOR NÚMERO DE RECLAMAÇÕES ATENDIDAS

FORNECEDOR RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS ATENDIDAS
Energisa 122
Cagepa 99
Oi móvel 86
Claro 69
CCE 48
Oi fixo 47
Banco ItauCard 45
BV Financeira 45
Sansung Eletrônica 45
Banco Santander 44