Fale Conosco

27 de março de 2013

Processo licitatório define construtora responsável pelo Sistema Adutor Natuba



O Governo do Estado encerrou o processo licitatório para a construção do Sistema Adutor Natuba, que vai abranger os municípios de Natuba, Umbuzeiro e Santa Cecília, localizados no Agreste paraibano. A vencedora foi a Construtora Sanccol. O sistema compreende uma extensão de aproximadamente 48 km e consiste de captação em estrutura flutuante, na Barragem de Natuba, levando para uma Estação de Tratamento de Água (ETA), que fornece água tratada, construção de um tanque de amortecimento unidirecional, 14 chafarizes e dois reservatórios de distribuição.

A obra vai atender, também, as localidades de Cruz das Almas, Olho Dágua, Taboca, Fantasia, Antas, Matinhas, Urtiga, Oratório, Vila Nova, Mata Virgem, Lagoa do Jardim, Pá Virada, Brejo de Dentro e Pedra Branca. Na fase de maturação, o Sistema Adutor de Natuba deve beneficiar aproximadamente 132 mil habitantes.

A expectativa é que o sistema assegure, por uma média de 30 anos, o suprimento e a distribuição de água para as necessidades da população da região, que registra baixa pluviosidade. O valor da obra está orçado em quase R$ 180 mil, obtidos através do Governo Federal.

“As obras hídricas têm sido uma prioridade na gestão do governador Ricardo Coutinho, que sabe da realidade e das dificuldades dos paraibanos em conseguir água de qualidade, principalmente em períodos de estiagem prolongada como esta que estamos atravessando”, lembrou o secretário dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente, da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho.