João Pessoa
Feed de Notícias

Processo inclui presos, detentos, albergados e também os funcionários dos vários presídios

terça-feira, 6 de abril de 2010 - 15:18 - Fotos: 
A Secretaria de Cidadania e Administração Penitenciária (Secap) deu início à vacinação dos presos, detentos e albergados do sistema penitenciário da Paraíba contra a gripe A (vírus H1N1). A meta prevê que até o dia 25 deste mês toda a população carcerária do Estado esteja protegida contra o vírus. Os agentes e demais funcionários vinculados ao setor que se encontram dentro do grupo de risco estabelecido pelo Ministério da Saúde também foram imunizados.

Inicialmente estão sendo vacinados servidores dos presídios de João Pessoa, Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Guarabira. Os kits de vacina contra a gripe A foram entregues pelo Ministério de Saúde às secretarias municipais de saúde, que os disponibilizaram para a imunização dos presos.

Na segunda-feira (5), as reeducandas da Penitenciária de Reeducação Feminina Maria Júlia Maranhão e os internos do Instituto de Psiquiatria Forense (IPF) receberam doses da vacina contra a gripe H1N1, o mesmo ocorrendo com os agentes.

Devido ao grande quantitativo de presos, a vacinação no Presídio do Roger se realiza nesta terça-feira (6), quinta-feira (8) e segunda-feira (12).

Na terça-feira (13) e quinta-feira (15) é a vez da equipe de saúde do sistema penitenciário se deslocar ao Presídio Sílvio Porto. Na segunda-feira (19) e terça-feira (20) serão imunizados os detentos do PB1. Na quinta-feira (22), a vacinação é na Penitenciária Máxima Geraldo Beltrão e na sexta-feira (23) na Penitenciária Média Hitler Cantalice.

As demais unidades prisionais do Estado passarão pelo mesmo processo contra a influenza pandêmica à medida que as secretarias municipais de saúde disponibilizarem o quantitativo necessário para a vacinação dos detentos em cada município, o que já foi solicitado pela Gerência Executiva de Saúde da Secap.
 

Angélica Nunes, da Assessoria de Imprensa da Secap