Fale Conosco

16 de abril de 2014

Processo eleitoral do Comitê da Bacia do Rio Paraíba tem mais de 200 inscritos



Mais de 200 pessoas se inscreveram no processo eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB) este ano. A eleição, que é organizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), está programada para os dias 13 e 14 de maio, quando serão escolhidos os representantes do poder público (federal, estadual e municipal), usuários de água e sociedade civil.

De acordo com o diretor de Gestão e Apoio Estratégico da Aesa, Chico Lopes, o significativo número de inscrições é resultado do trabalho desenvolvido pela equipe de mobilização social. “Descentralizamos algumas funções e reforçamos o setor de Apoio Estratégico, o que nos permitiu atingir um maior número de cidades. Por conta deste empenho recebemos a adesão de muitas pessoas interessadas no debate sobre a realidade do rio Paraíba”, destacou.

Conhecido como “Parlamento das águas”, o comitê de bacia é responsável pelo gerenciamento da distribuição dos recursos hídricos, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

Ele é formado por representantes da sociedade civil (30%), usuários de água (40%) e membros das três esferas do poder público (30%). São considerados usuários de água pessoas físicas ou jurídicas que utilizem mais de 2 mil litros de água por hora”, lembrou a secretária geral do Comitê, Maria de Lourdes de Sousa.

Para esclarecer dúvidas relacionadas ao processo eleitoral do CBH-PB, a Aesa disponibiliza dois números de telefone: 3211-6450, na Capital e 3310-6367, em Campina Grande.