Fale Conosco

13 de novembro de 2014

Procase realiza encontro sobre protagonismo juvenil



O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realiza, nesta sexta-feira e sábado (14 e 15), em Nova Floresta, o I Encontro de Protagonismo Juvenil para jovens lideranças de 15 comunidades beneficiárias do Procase das regiões do Curimataú e Seridó paraibano.

Com o lema “Nossa identidade nos fortalece”, o evento, além da temática sobre protagonismo juvenil, também discutirá aspectos importantes sobre políticas públicas voltadas para o meio rural, a partir do viés do desenvolvimento sustentável. “Para nós é fundamental que os jovens se sintam atores importantes nas decisões das comunidades, fortalecendo a capacidade de organização e apoiando a inclusão produtiva nos projetos em que eles estão inseridos”, comenta a coordenadora do Procase, Dirce Ostroski.

Além da equipe técnica da Unidade de Gestão (UGP) do projeto, a realização do evento também conta com o contributo do assistente social, Renildo Lúcio de Morais, mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania, na explanação de temáticas como identidade juvenil e políticas públicas para juventude rural.

A atividade faz parte de um planejamento de capacitações e intercâmbios que serão realizados no decorrer do período de execução dos projetos. “Além de buscar o desenvolvimento produtivo e a utilização dos recursos naturais de forma sustentável, os projetos financiados pelo Procase também procuram desenvolver o capital humano e social, apoiando a formação técnica e profissional dos jovens dentro das comunidades beneficiárias do Procase”, acrescenta a coordenadora.

O PROCASE – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Procase beneficiará projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo, para um período de seis anos.