João Pessoa
Feed de Notícias

Procase realiza Dia de Campo sobre barragens subterrâneas em Soledade

terça-feira, 3 de março de 2015 - 10:13 - Fotos: 

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) promove, nesta quarta-feira (4), na comunidade Quixudi, em Soledade, o primeiro Dia de Campo sobre construção de barragens subterrâneas e instalação de tecnologias sociais para áreas demonstrativas de produção de alimentação animal.

A proposta da atividade é disponibilizar a estrutura da barragem subterrânea para captação e irrigação de forragem, sensibilizando agricultoras e agricultores familiares quanto à gestão da água, e a capacidade de replicar a técnica em outros locais. “A garantia do suporte hídrico é o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável das comunidades localizadas no semiárido. Com a água, e a partir de tecnologias sociais replicáveis, poderemos estabelecer unidades intensivas de produção de alimentação animal”, comenta o gerente de Desenvolvimento Produtivo e Inserção de Mercado do Procase, Miguel David.

A construção das barragens é apenas uma etapa da implantação de cinco Unidades Demonstrativas (UDs) de produção de forragem, espalhadas pelas cinco regiões de abrangência do Procase no Estado, servindo como alternativa produtiva a ser multiplicada pelos agricultores familiares do semiárido. “Além das barragens, teremos nas outras etapas a instalação de kits de irrigação, e os campos de multiplicação, com espécies como o mandacaru, a palma e o sorgo, que garantem a alimentação animal no período da estiagem”, acrescenta Miguel.

A programação da atividade começa com café da manhã, seguida de apresentação e diálogo sobre a importância de captação de águas da chuva, e a função da barragem para produção de forragem. Em seguida, em conjunto com os agricultores será colocada a lona, construído o barramento e fechamento da barragem.

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, destaca a metodologia participativa da ação, envolvendo os agricultores. “A construção do conhecimento deve ser feita por uma via de mão dupla. Os agricultores familiares possuem uma sabedoria vasta no que diz respeito à convivência com semiárido, e nós, como política governamental, queremos ouvi-los para implantar da melhor maneira possível as ações de desenvolvimento sustentável nas comunidades”, afirmou.

A atividade conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Soledade, que realizou a escavação do local onde será a barragem. Nos outros territórios de atuação do Procase, os dias de campo estão marcados para sexta-feira (6) em Zabelê, Cuité (10), Pedra Lavrada (12), e Santa Luzia (13).