Fale Conosco

20 de janeiro de 2015

Procase promove encontro sobre juventude rural



O Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) realiza, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no Hotel Fazenda Day Camp, em Campina Grande, o I Encontro de Protagonismo Juvenil para as lideranças de juventude rural nas regiões do Cariri e Médio Sertão.

O evento tem como objetivo contribuir para a capacitação de cerca de 40 lideranças juvenis que atuam em suas comunidades, motivando os jovens a participar ativamente das ações organizativas locais para o fortalecimento dos empreendimentos financiados pelo Procase nas regiões do Cariri e Médio Sertão.

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, comenta a importância da atuação dos jovens na execução dos projetos: “A juventude do campo precisa se sentir protagonista na elaboração e implantação das propostas, nas discussões das comunidades em que se situam, evidenciando os saberes locais, e participando diretamente do processo de desenvolvimento produtivo, social e sustentável da região”.

Assim como a identidade juvenil do campo, também será discutido o acesso às políticas públicas rurais que possam colaborar com o desenvolvimento sustentável, ampliando as atividades de inclusão socioprodutiva nas comunidades. O evento conta com a contribuição do assistente social, Renildo Lúcio de Morais, mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Cidadania, na explanação das temáticas de identidade juvenil e políticas públicas para juventude rural.

O evento faz parte de um planejamento de capacitações e intercâmbios que serão realizados no decorrer do período de execução dos projetos. “Esse é o primeiro módulo de uma série de atividades que buscam o desenvolvimento social e humano nas comunidades beneficiárias do Procase, trabalhando, sobretudo, as questões de juventude, gênero e etnia”, acrescenta Hélio.

O PROCASE – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), o Procase beneficia projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do FIDA e 50% do Governo, para um período de seis anos.