João Pessoa
Feed de Notícias

Procase oferece curso sobre Cadastro Ambiental Rural para jovens do semiárido

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016 - 18:19 - Fotos: 

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) está realizando até a próxima quinta-feira (14) o curso sobre Cadastro Ambiental Rural (CAR), no Centro Formação de Professores de Alagoa Grande-PB. O público, constituído por jovens dos territórios de intervenção do projeto, visa oferecer formação para realização do cadastramento de imóveis rurais no CAR, com prioridade para o apoio aos proprietários ou posseiros rurais que tenham área de até quatro módulos fiscais, conforme previsto na lei.

O curso, coordenado pelo consultor Felipe de Alcântara, tem carga horária de 28 horas e está sendo ministrado pelo geógrafo Jancerlan Gomes Rocha, chefe do setor de Geoprocessamento da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), parceira do Procase. Os participantes receberão certificado após o cumprimento da carga horária e da realização de 10 CARs nos municípios onde residem.

Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, no qual deverá constar, de forma georreferenciada, todas as informações ambientais da propriedade, formando uma base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

“O CAR possibilitará a comprovação de regularidade ambiental, segurança jurídica para os imóveis, acesso ao crédito rural e a programas de regularização ambiental, bem como a possibilidade de um melhor planejamento sobre o imóvel rural, além de propiciar formação profissional e possibilidade de renda para os jovens que participam da formação”, afirma o coordenador do Procase, Hélio Silva Barbosa.