João Pessoa
Feed de Notícias

Procase continua Dias de Campo no Seridó e no Médio Sertão

quarta-feira, 11 de março de 2015 - 19:37 - Fotos: 

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) continua sua agenda de Dias de Campo sobre barragens subterrâneas para os agricultores familiares do Estado. Quem recebe a atividade nesta quinta-feira (12) e sexta-feira (12 e 13) são as comunidades Caiçarinha e Saco dos Goitis dos municípios de Pedra Lavrada e Santa Luzia, respectivamente.

Além da implantação da barragem subterrânea na comunidade, a proposta da ação é promover o diálogo entre agricultores e técnicos sobre a importância da obra como estrutura de captação e reserva de água para irrigação de pastagem, e sua viabilidade como tecnologia social replicável em outras áreas.

A barragem é construída em áreas de baixios, córregos e riachos que se formam no inverno. Sua construção é feita escavando-se uma vala até a camada impermeável do solo, a rocha. Essa vala é forrada por uma lona de plástico e depois fechada novamente. Desta forma, cria-se uma barreira que “segura” a água da chuva que escorre por baixo da terra, deixando a área encharcada, viabilizando a plantação de alimentação animal.

“Com o suporte hídrico garantido e a utilização de kits de irrigação por gotejamento, poderemos desenvolver campos de multiplicação de forragem, com espécies como o mandacaru, a palma e o sorgo, que garantem a alimentação animal no período da estiagem”, comenta o gerente de Desenvolvimento Produtivo e Inserção de Mercado do Procase, Miguel David.

O coordenador do Procase, Hélio Barbosa, explica que a instalação das barragens é o primeiro passo dentro de uma estratégia de criação de unidades demonstrativas de produção de forragem. “Estamos implantando cinco Unidades Demonstrativas (UDs) de produção de alimentação animal, espalhadas por cinco regiões do Estado – Cariri Oriental, Cariri Ocidental, Curimataú, Seridó e Médio Sertão.  A ideia é que estas unidades possam ser vistas pelos agricultores familiares como uma alternativa produtiva de convivência com o semiárido”, comenta Hélio.

Já foram realizados dois Dias de Campo com instalação de barragens subterrâneas na última semana. O primeiro na comunidade Quixudi, no município de Soledade, e o segundo na comunidade Os Tanques, município de Zabelê, no Cariri paraibano.

O Procase – Resultado da parceria entre o Governo do Estado e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida), o Procase beneficiará projetos de associações e cooperativas rurais de 56 municípios do semiárido paraibano, onde serão investidos US$ 49,6 milhões, aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do Governo, para um período de seis anos.