João Pessoa
Feed de Notícias

Principal meta da Seds para 2010 é aproximar a polícia da sociedade

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010 - 10:29 - Fotos: 

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (SEDS) trabalha para reduzir ainda mais os índices criminais em 2010. Para tanto tem investido em recursos humanos, na capacitação, viaturas (carros e motos) e até um helicóptero, em fase de licitação, armas, munições, coletes balísticos e reformas nas instalações físicas das delegacias.

A meta é preparar, capacitar e investir numa forma de policiamento em que a população participe diretamente da forma operacional, a exemplo do que ocorreu em 2009, após uma série de audiências públicas realizadas por iniciativa do Estado, em que o Secretário Gustavo Gominho e todas as autoridades da área estiveram na Grande João Pessoa e nas sedes de quase todas as delegacias regionais, atingindo quase 80% do Estado, resultando numa parceria em que a sociedade diz o tipo de policiamento que deseja.

Com a atenção voltada para o planejamento operacional, sem perder de vista, contudo,  as condições de trabalho e a melhor forma de acomodar as pessoas que precisam das delegacias, um investimento necessário tem sido feito e a perspectivas e investir ainda mais em construções, reformas, reparos em prédios para órgãos de segurança pública e funcionamento de delegacias. Em apenas 10 meses mais de 15 delegacias receberam serviços de reformas e serviços de recuperação da estrutura,  foram construídas quatro delegacias municipais em Vista Serrana, Bananeiras, Solânea, a Delegacia da Mulher, em Santa Rita e o Núcleo Integrado de Polícia Comunitária, na Ilha do Bispo em João Pessoa.

Outra ação em andamento é o projeto arquitetônico de reforma do prédio onde vai funcionar a 2ª Delegacia Regional da Polícia Civil. Em fase de  orçamento, o  projeto arquitetônico da construção da 6ª Delegacia Regional da  Polícia Civil,  em Itaporanga. Já autorizados os serviços de reformas em mais 10 delegacias.

Entre as que estão iniciando, as obras das delegacias municipais de Juazeirinho, Cabedelo, Caaporã, Pedras de Fogo, Mataraca, Santa Rita, além das sedes do Grupo de Operações Espaciais (GOE) e a sede da Secretaria.
 
Recursos

Os investimentos de cerca de R$ 15 milhões foram oriundos de recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom) )e de convênios.

1. REFORMAS E ADAPTAÇÕES DE PRÉDIOS:
CONCLUÍDAS

10ª delegacia distrital no bairro de Tambaú (inaugurada)
Delegacia do Menor;
Centro integrado de Operação Policiais – CIOP

EM ANDAMENTO:
Stand de tiro da Academia de Ensino de Policia – AEP
Salas de aula da Academia de Ensino de Policia – AEP
4ª Delegacia Distrital (Geisel – João Pessoa)
Central de Polícia de Campina Grande
Delegacia de Araruna

2. CONSTRUÇÃO DE PRÉDIOS:
CONCLUÍDOS

Núcleo Integrado de Polícia Comunitária, na Ilha do Bispo/JP;
Delegacia da Mulher de Santa Rita;
Delegacia de Vista Serrana;
Delegacia de Bananeiras;
Delegacia de Solânea

3. ARMAS E MUNIÇÕES
Aquisição de pistola calibre. 40, carabinas calibre. 40, munição não-letal, letal e para treinamento.

4. COLETES BALÍSTICOS
Aquisição de mais de mil coletes

5. VIATURAS
Aquisição de 22 motocicletas, quatro sedans, 12 caminhonetes cabine dupla à diesel, duas viaturas de transporte e cinco rabecões, adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp) e de convênios.

6. AERONAVE
Um helicóptero, em fase de licitação.

7. INFORMÁTICA
Aquisição de 200 computadores (PC) e 60 notebooks, além de 200 impressoras.

8. POLÍCIA CIENTÍFICA (IPC)
Aquisição de diversos equipamentos para o Instituto de Polícia Científica.

9. CORPO DE BOMBEIROS
Aquisição de três caminhões auto-bomba tanque, caminhão auto-busca e salvamento (ABS) e 10 motocicletas. Ainda foram adquiridos seis motores de popa, seis  conjuntos pick up para combate a incêndio florestal, roupa de aproximação, capacete galet, botas de combate especial a incêndio, aparelho tifos, compressor de alta pressão, desfibrilador, detector de gases, equipamento de proteção respiratória, aquisição de novos uniformes para a corporação para toda a tropa (total de peças: 2.500) Ainda houve a informatização do Corpo de Bombeiros e aquisição de 40 computadores.

10. MÓVEIS E UTENSÍLIOS
Aquisição de móveis e de equipamentos para copa das delegacias, além de aparelhos de ar condicionado, fax, datashow e TV de LCD.

Inise Machado, da Assessoria de Imprensa da Seds