João Pessoa
Feed de Notícias

Primeira etapa regional acontecerá em Campina Grande no próximo dia 23

sexta-feira, 19 de março de 2010 - 13:47 - Fotos: 
Com mais de seis mil empreendedores da economia solidária na Paraíba, segundo mapeamento da Secretaria Nacional de Economia Solidária, o governo do Estado está convocando produtores para a II Conferência Estadual de Economia Solidária, que ocorrerá de 23 a 25 de abril, no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa.

Antes da Conferência Estadual, serão realizadas três conferências regionais. A primeira será na cidade de Campina Grande, no próximo dia 23, envolvendo municípios do Agreste e do Cariri. Em João Pessoa, ocorrerá no dia 29, reunindo as cidades da Zona da Mata. Já em Cajazeiras, reunindo representantes de cidades do Sertão, acontecerá no dia 31 deste mês.

A média de faturamento desses produtores de 129 cidades do Estado chega a R$ 15 milhões por mês, de acordo com mapeamento realizado em 2006. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), que está ativando o Núcleo de Inclusão Produtiva e implantará a partir de maio o projeto de apoio a iniciativas de inclusão produtiva de 125 empreendimentos econômicos em 55 cidades.

Com o lema “Pelo Direito de Produzir  e Viver em Cooperação de Maneira Sustentável”, o Governo discutirá na conferência os avanços, desafios e limites da produção com 150 entidades de apoio, empreendedores e gestores que apóiem iniciativas de grupos de produção, associações e cooperativas que trabalhem com a perspectiva de autogestão e práticas solidárias.

Segundo o coordenador da comissão organizadora do evento, Ronildo Monteiro, o maior número de produtores dos empreendimentos na Paraíba tem atividade relacionada com agricultura. “ Os artesãos também são uma parcela significante na produção e nosso objetivo é discutir as formas de organização econômica baseadas no trabalho associado e os instrumentos para efetivação de políticas públicas de economia solidária”, disse.

Nas etapas regionais serão eleitos os delegados para participar da Conferência Estadual, que também terá que eleger 44 delegados para a Conferência Nacional, que ocorrerá de 16 a 18 de junho, em Brasília.
 

Janaína Araújo, da Assessoria de Imprensa da SEDH