João Pessoa
Feed de Notícias

Primeira etapa do sistema contempla moradores dos municípios de Quixaba e Cacimba de Areia

quinta-feira, 13 de maio de 2010 - 14:48 - Fotos: 
O governador José Maranhão entrega nesta sexta-feira (14) a primeira etapa do Sistema Adutor Patos-Assunção. A solenidade será realizada às 18h30, em Quixaba, e às 20h30, em Cacimba de Areia. Os moradores desses dois municípios, localizados na microrregião de Patos, já estão sendo beneficiados com a melhoria no fornecimento de água.

Para o diretor de Expansão da Cagepa, Alberto Gomes Batista, “esta é mais uma obra que integra um projeto macro do governo Maranhão, que é universalizar os serviços de abastecimento de água, trazendo melhoria da qualidade de vida para a população paraibana, neste caso, os moradores de Quixaba e Cacimba de Areia”.

Reforço – O gerente de Obras da empresa, engenheiro João Paulo Neto, lembrou que os municípios já contavam com um sistema de abastecimento, mas o manancial que os abastece, o rio da Farinha, já começava a dar sinais de esgotamento. Ele revelou que a obra irá reforçar o fornecimento de água, garantindo a estabilidade do mesmo. “A adutora é a solução para a sustentabilidade do abastecimento desses municípios”, afirmou.

A primeira etapa já contempla 2.739 moradores, sendo 862 de Quixaba e 1.817 de Cacimba de Areia. Quando as próximas etapas forem concluídas, estima-se que até dezembro deste ano 11.244 habitantes dos municípios de Passagem, Areia de Baraúnas e Assunção, além dos já citados, sejam agraciados com as águas do Sistema Adutor.

Segundo João Paulo, “já temos um bom trecho concluído após o entroncamento que vai até Quixaba e Cacimba de Areia, e até setembro devemos estar entregando a obra para os moradores de Passagem e Areia de Baraúnas; ao final da obra, deverão estar implantados 87,5 quilômetros de adutora”, explicou o engenheiro.

Os trechos – O primeiro trecho vai da Estação de Tratamento de Água de Patos até a bifurcação da linha adutora, e compreende 19,8 quilômetros de tubulações de grosso calibre, que vai alimentar as demais subadutoras: a que atende Cacimba de Areia conta com mais 7,48 quilômetros, e a que vai até Quixaba tem 5,32 quilômetros.

O gerente de Obras garantiu que uma das Estações Elevatórias de Água Tratada, com capacidade para aduzir 20 litros por segundo, já está operando e levando água tratada aos municípios. A obra, cujo orçamento gira em torno de R$ 12,1 milhões, está sendo executada com recursos da Caixa Econômica Federal (CEF).

Da Assessoria de Imprensa da Cagepa