João Pessoa
Feed de Notícias

Primeira etapa do Centro de Convenções eleva fluxo de eventos

segunda-feira, 27 de agosto de 2012 - 08:24 - Fotos:  Kleide Teixeira/Secom-PB

A primeira etapa do novo Centro de Convenções do Cabo Branco “Poeta Ronaldo Cunha Lima” vai ampliar em 20% a capacidade do turismo de eventos da Paraíba e incluir o Estado na rota das grandes atividades nacionais e internacionais. O espaço, inaugurado neste domingo (26), possui 19.356 metros quadrados de área construída.

A obra vai gerar um grande impacto no desenvolvimento turístico do Estado, gerando melhorias no setor hoteleiro, incentivando a gastronomia da região e ampliando o número de bares e restaurantes. O Centro também vai movimentar diretamente a cadeia econômica, através de segmentos específicos como o de guias turísticos, taxistas e artesões.

O empreendimento recebeu R$94 milhões em investimentos até o momento e as novas instalações foram avaliadas por empresas de consultoria como um dos centros de eventos mais modernos do país.

“Há mais de duas décadas, o setor de turismo clamava por uma obra desse porte, que agora chega para manter o fluxo de visitantes mesmo em épocas de baixa estação, aquecendo a economia e gerando emprego e renda em todo complexo turístico do Estado”, declarou o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano.

“Um equipamento desse porte precisa funcionar com todo o seu potencial, trazendo atividades nacionais e internacionais, e essa será uma das nossas obrigações daqui para frente. Um exemplo disso é que mesmo antes de ser inaugurado, o Centro de Convenções já havia recebido o agendamento de dois eventos de grande porte para os próximos meses, o que comprova a carência que o Estado possuía”, destacou a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBtur), Ruth Avelino.

Eventos - O primeiro projeto a ser executado no Centro será o 2º Festival de Turismo de João Pessoa, que será realizado entre os dias 28 e 29 de setembro, com a participação de cerca de três mil pessoas.  O encontro reunirá profissionais de agências e operadoras de vários Estados do Nordeste e também contará com a participação de agentes de turismo de outros Estados.

No mês de outubro, entre os dias 22 e 24, aproximadamente 12 mil pessoas deverão visitar a 8ª Convenção Paraibana de Supermercados (Consuper 2012). Segundo os organizadores do encontro, a ação contará com 80 estandes de 250 indústrias e deverá gerar negócios na ordem de R$60 milhões.

A extensão de atividades desse porte é essencial para alavancar o segmento durante todo ano, já que o potencial paraibano sempre ficou restrito ao aproveitamento das tradicionais épocas de altas temporadas e do turismo de verão.

“O turismo é uma das mais importantes cadeias produtivas e econômicas do mundo e agora ele passa a dar um salto extraordinário em nosso estado. A conclusão do teatro e do prédio de congressos prevista para o próximo ano também vai permitir que cerca de 10 mil pessoas circulem pelo local no mesmo período, aspecto que é fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento da economia dos municípios”, finalizou o governador Ricardo Coutinho.