João Pessoa
Feed de Notícias

Primeira-dama visita obras do Museu Casa do Artista e da Casa do Artesão

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014 - 09:26 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

A coordenadora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), a primeira-dama do Estado Pâmela Bório, e o superintendente da Suplan, Ricardo Barbosa, visitaram, nesse fim de semana, o andamento das obras de recuperação do Museu Casa do Artista Popular e da Casa do Artesão Paraibano, em João Pessoa. No Museu, situado na Praça da Independência, a obra já está em fase de acabamento. Segundo o chefe da Divisão de Construção e Conservação da Suplan, Edmilton Nunes, faltam apenas reparos na iluminação, piso e pintura.

A recuperação paisagística do local é coordenada pela arquiteta Sílvia Camelo. O Museu foi inaugurado em 2006 e conta com nove salas, 34 módulos para exposição e um acervo de mais de mil peças. Toda a parte externa, onde ficam locados a Curadoria do Artesanato e o PAP, também passa por reforma.

A comitiva ainda visitou a Casa do Artesão, localizada na Rua Maciel Pinheiro, no Centro da Capital. De acordo com o superintendente Ricardo Barbosa, o desafio para reformar o casario antigo, que data do século XVIII, foi deixá-lo adequado e bonito para artesãos e turistas, mas sem apagar a arquitetura original, já que o espaço é tombado pelo patrimônio histórico.

Embora essa área seja de importância fundamental para o artesanato paraibano, ela estava absolutamente degradada, já que nunca sofreu nenhuma intervenção consistente em outros governos. Estamos realizando o trabalho de infraestrutura, drenagem profunda, esgotamento sanitário paralelo e reforma do casario e dos boxes para os artesãos”, explicou.

A coordenadora do PAP, Pâmela Bório, destacou que a obra vai movimentar a economia local e impulsionar o turismo. Ela lembrou que, além dos 44 boxes externos onde os artesãos poderão comercializar suas peças, também estão sendo projetados dentro do casario um salão de vendas, um auditório e uma oficina de mestres artesãos.

São vários equipamentos do Programa de Artesanato que foram recuperados ou inaugurados nessa gestão. Temos a inauguração do Centro de Artesanato de Tambaú, a reforma do Mercado de Artesanato da Paraíba e do Museu Casa do Artista Popular, além da reconstrução da Casa do Artesão. São obras importantes para o turismo e para o artesanato, e, por consequência, fundamentais para a cultura paraibana. Os espaços mantêm a história da sociedade e abrigam obras de arte da nossa terra”, observou a primeira-dama.