Fale Conosco

21 de setembro de 2012

Primavera dos Museus inscreve para passeio ciclístico



Já estão abertas as inscrições para o “Passeio Ciclístico – 6ª Primavera dos Museus”, que acontece no próximo domingo (30), em João Pessoa. O evento é gratuito e aberto às pessoas de todas as idades. Para participar, o ciclista pode se dirigir, nos dois turnos, à sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep),  PBtur (em Manaíra) e na Casa do Artista Popular, localizada na Praça da Independência. As inscrições  também poderão ser realizadas no próprio local do evento, um pouco antes da abertura do passeio ciclístico, na praia de Cabo Branco.

O roteiro já está definido: a saída será às 08h, no Fundação Casa de José Américo (FCJA), chegando às 11h, no Museu de Arte Sacra do Centro Cultural São Francisco, na Cidade Baixa, no Centro Histórico de João Pessoa. Os ciclistas paraibanos vão fazer, ainda, outras três paradas, em instituições museológicas que guardam a memória da capital paraibana: o Museu José Lins do Rego no Espaço Cultural; o Museu Energisa e o Museu Casa do Artista Popular.

Durante todo o trajeto, será servida água mineral, sendo que na Casa do Artista Popular os desportistas serão recepcionados com frutas e sucos naturais. Equipes da Polícia Militar, além de Corpo de Bombeiros e Samu, darão apoio logístico ao Passeio Ciclístico de João Pessoa.

O projeto integra a 6ª Primavera dos Museus, organizada pelo Ministério da Cultura, através do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Este ano, vem unindo o lazer, o esporte e a cultura e discutindo “A Função Social dos Museus”. Na capital paraibana, o passeio ciclístico está sendo organizado pelo Governo do Estado, através do Iphaep. Segundo a coordenadora, professora Martha Smith, a expectativa é de que reúna 200 participantes.