João Pessoa
Feed de Notícias

‘Primavera dos Museus’ destaca Memórias Indígenas na Fundação Casa de José Américo

segunda-feira, 21 de setembro de 2015 - 11:58 - Fotos: 

A Fundação Casa de José Américo participou da 9ª Primavera dos Museus com a palestra do presidente da instituição, professor Damião Ramos Cavalcanti, sobre “Museus e Memórias Indígenas”, realizada na manhã desta segunda-feira (21).

Durante o debate, Damião destacou que Museu é história e memória e que os indígenas representam a origem da cultura nacional. “Os museus devem considerar, por isso, objetos relevantes indígenas, que demonstram o passado, presente e futuro da nossa cultura”, ressaltou. Também participaram do evento, a diretora do Museu da Casa de José Américo, professora Janete Rodriguez, e o poeta Marco di Aurélio.

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o projeto Primavera dos Museus acontece anualmente no início da estação homônima, quando museus, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial.

Este ano, o projeto destaca como tema central “Museus e Memórias Indígenas”. Segundo o Ibram, trata-se de uma oportunidade para se refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema.JA