João Pessoa
Feed de Notícias

Primavera começa nesta quinta-feira com aumento gradual da temperatura

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 11:06 - Fotos:  Arquivo

A primavera vai começar às 11h21 desta quinta-feira (22) em todo o Hemisfério Sul. Na Paraíba, a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) é de que as temperaturas variem entre a mínima de 17ºC, no Cariri e a máxima de 36ºC no Sertão. A estação das flores termina no dia 21 de dezembro, quando terá início o verão.

De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, entre as principais características da primavera estão o aumento gradual da temperatura, dias mais longos e noites mais curtas. “Por estar localizada próximo à Linha do Equador, a Paraíba não sofre variações climáticas muito acentuadas quando da transição de uma estação para outra. Neste período, a temperatura do ar começa a entrar em gradativa elevação até a chegada do verão”, explicou.

Durante os meses de setembro, outubro e novembro, a Paraíba e parte da região Nordeste costumam registrar os menores índices pluviométricos do ano. “A primavera coincide com o período de estiagem, onde as chuvas são bastante reduzidas. No entanto, poderão ocorrer chuvas isoladas”, acrescentou Bandeira.

Açudes – Dos 126 açudes monitorados pela Aesa, 54 estão em situação crítica, ou seja, com menos de 5% da capacidade máxima. Outros 34 estão menos de 20%, 38 têm mais de 20% e não há barragens sangrando. “Tivemos uma redução significativa no volume dos reservatórios. Ela foi provocada pelo consumo, evaporação e pela baixa recarga, já que os últimos três meses foram de chuvas bem abaixo da média”, lembrou o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva.

A relação completa com o nível dos 125 açudes monitorados pela Aesa está disponível no site www.aesa.pb.gov. Na página eletrônica também é possível conferir as cidades onde mais choveu este ano e a previsão do tempo em toda Paraíba.