João Pessoa
Feed de Notícias

Prima promove inclusão e cidadania por meio da música

terça-feira, 15 de abril de 2014 - 09:57 - Fotos:  Francisco França/Secom-PB

O Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e da Cultura, desenvolve, desde 2012, o Programa de Inclusão através da Música e das Artes (Prima), que funciona nas escolas estaduais e municipais da Paraíba. O objetivo do programa é promover a cidadania, a inclusão social, o trabalho coletivo, o apoio e o respeito ao próximo através do ensino de princípios defendidos pelo trabalho de orquestra sinfônica, que se estendem à vida do aluno e à comunidade em que ele vive.

O Prima atende a cerca de 1.200 alunos em diversas cidades, onde estão sediados os polos de ensino principais e satélites. Em João Pessoa, os polos principais estão localizados nos bairros de Mandacaru, Alto do Mateus e Bairro dos Novais. Em Cabedelo, há quatro polos satélites, localizados nos bairros do Jacaré, Renascer, Fortaleza e Imaculada. Em Campina Grande existe um polo satélite no Mutirão. Outras cidades que possuem polos principais são Catolé do Rocha, Cajazeiras, Guarabira e Patos. Na cidade de Bayeux, o programa está em fase de implantação.

Aulas de contrabaixo, oboé, piano, viola, flauta, metais, percussão, cordas, tuba, madeiras, clarinete, fagote, trompa, violoncelo, trombone, musicalização e coral são ministradas aos alunos, que estudam e ensaiam durante a semana para compor uma orquestra sinfônica em cada polo.

Na Escola Estadual Monsenhor Odillon Coutinho, o Prima já formou o Coral Infantil de Mandacaru. O polo do Alto do Mateus conta com uma Orquestra de Violões e o Centro Integrado Imaculada Conceição, em Cabedelo, formou a Jovem Orquestra de Cabedelo e a Orquestra Infantil de Cabedelo.

Alex Klein, maestro e diretor geral do programa, ressalta que os alunos, professores e principalmente os diretores receberam muito bem o programa, porque a música ensina disciplina e a transformação é imediata refletindo no desempenho escolar, na assiduidade e no comportamento dos alunos.