João Pessoa
Feed de Notícias

Prima é selecionado para participar de conferência do TEDx João Pessoa

segunda-feira, 19 de outubro de 2015 - 12:15 - Fotos:  José Marques/Secom-PB

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) foi um dos selecionados para participar do TEDx – João Pessoa, programa de eventos locais para compartilhar ideias que têm melhorado, de forma significativa, algum setor da sociedade, a exemplo da educação. O TEDx é inspirado no TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), organização sem fins lucrativos que, há mais de três décadas, realiza conferências na Europa, Ásia e na América para espalhar pelo mundo “ideias que merecem ser disseminadas”. Em agosto, a filosofia e a metodologia do Prima foram apresentadas durante conferência em Brasília para educadores, empresários e políticos.

O gestor do Prima, o maestro Alex Klein, disse que o fato de o Projeto ter sido selecionado pelo TEDx como algo que vem mudando a vida de paraibanos é motivo de orgulho. “É um reconhecimento que não nos deixa dúvidas de que estamos no caminho certo. Por outro lado, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade para, com o Governo do Estado, com a sua sensibilidade social, aperfeiçoarmos ainda mais o Prima para que mais paraibanos possam ser contemplados, incluídos por meio da música, por meio da educação”, afirmou.

O Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes atende a mais de 1,5 mil alunos divididos em 12 polos, contemplando cidades como João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Sousa. “É um projeto que, sem dúvida alguma, tem adquirido o respeito da sociedade, porque os resultados são facilmente sentidos. Mas também a confiança de personalidades do mundo da música, como Fábio Zanon, um dos maiores maestros da música erudita brasileira contemporânea, que, em fevereiro, nos fez a doação de um violão. São muitas as conquistas”, destacou Alex Klein.

TEDx – Seguindo a filosofia do TED, o TEDx foi criado em 2009 para compartilhar ideias locais que promovem melhorias na vida da sociedade, reunindo pessoas para trocar experiências. Com eventos espalhados pelo mundo, o TED conseguiu uma disseminação ainda maior de boas ideias. Por isso, em 2010 realizou conferências em países como Líbano, Arábia Saudita e Armênia.

No Brasil, a primeira conferência do TEDx foi realizada em São Paulo. Logo depois, o evento aconteceu em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Fortaleza. “Em agosto, quando nos apresentamos em Brasília, ficamos muito felizes ao compartilhar uma experiência exitosa com o nosso país. Agora, vamos levar essa experiência para o nosso próprio estado. Isso nos deixa muito felizes”, destacou Alex Klein.

O palestrante do Prima no TEDx João Pessoa é o publicitário Sérgio Ayres, coordenador do Polo do Projeto em Cabedelo, cidade da Grande João Pessoa. O evento acontecerá no dia 7 de novembro.