João Pessoa
Feed de Notícias

Previsão para as próximas 24 horas é de tempo nublado do Litoral ao Sertão

terça-feira, 7 de janeiro de 2014 - 12:02 - Fotos:  Antonio David/Secom-PB

O tempo nublado que tomou conta do céu paraibano no domingo passado deve permanecer sobre o Estado por, pelo menos, mais 24 horas. A previsão do tempo realizada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) indica também a possibilidade de chuvas isoladas do Litoral ao Sertão.

 O boletim de análise meteorológica divulgado pela Aesa prevê ainda uma variação térmica de até 17°C, com a máxima chegando aos 36 °C no Sertão e a mínima de 19°C no Brejo. As altas temperaturas comumente registradas nesta época devem dar uma trégua em função da permanência da instabilidade climática. 

Persistem as condições de aumento da nebulosidade sobre todo o estado da Paraíba. Para as próximas 24 horas, o tempo deverá oscilar entre parcialmente nublado e nublado e teremos a ocorrência de chuva de forma isolada”, informou o meteorologista Alexandre Magno.

 Monitoramento -  As variações de tempo e temperatura na Paraíba são acompanhadas pelos técnicos da Aesa no Centro de Gestão de Situações Críticas, conhecido como Sala de Situação. Instalado em Campina Grande, o serviço também informa as condições do solo e o nível dos reservatórios. Com o auxílio de estações meteorológicas instaladas em várias cidades, as condições climáticas são monitoradas em tempo real, o que possibilita o conhecimento prévio de secas ou enchentes.

Com este monitoramento é possível detectar com antecedência a chegada de chuvas mais fortes ou a incidência de temperaturas muito elevadas.  Os dados mais importantes são repassados ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e demais órgãos da administração estadual que atuam no trabalho preventivo”, explicou o gerente executivo de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Lucílio José dos Santos Vieira.