João Pessoa
Feed de Notícias

Prevenção ao câncer de próstata é tema de palestra do Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria da Segurança

segunda-feira, 21 de novembro de 2016 - 16:50 - Fotos:  Secom PB

O Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO) da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, (Seds) realizou, na manhã desta segunda-feira (21), uma palestra em alusão ao Novembro Azul, a campanha de prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu no auditório da Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, em João Pessoa, e foi destinado ao público policial e demais servidores dos órgãos operativos de Segurança Pública.

De acordo com a coordenadora do NSO, a investigadora Susicleide Carreiro, a campanha está sendo o foco das atividades do setor durante todo o mês, com o objetivo de incentivar os homens a cuidar mais da saúde. “Hoje tivemos a palestra do urologista Luiz Luna Barbosa, com o tema ‘Rastreamento do câncer de próstata: importância e como iniciar’, que consideramos de extrema relevância para conscientizar o público masculino sobre a importância dos exames que podem diagnosticar a doença, que é a segunda que mais mata homens no país”, frisou.

Durante palestra, o urologista Luna Barbosa tirou dúvidas dos participantes e fez uma explanação sobre o câncer, também conhecido como neoplasia, uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstata, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denomina-se metástases. Habitualmente, o câncer de próstata é uma doença indolente, de crescimento lento, geralmente acometendo homens com idade acima de 50 anos. Na fase inicial os pacientes não apresentam sintomas. Grande parte permanecerá assintomática ou terá sintomas urinários, como dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito por meio do uso da medida do PSA e do exame clinico periódico como screening da doença e quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento for adequado existe cura. Uma das alternativas é a cirurgia, quando detectado no inicio.

Susicleide Carreiro destacou que o núcleo de saúde da Seds continuará realizando os exames que atingem, na sua maioria, pacientes acima de 40 anos. O atendimento acontece durante o ano inteiro no NSO, na Secretaria da Segurança, nas segundas e quartas-feiras das 8h às 12h.

“Essas palestras preventivas como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e o Novembro Azul servem para alertar e, ao mesmo tempo, incentivar a população sobre a importância da conscientização e  prevenção do suicídio, do câncer de mama e do câncer de próstata”, finalizou Susicleide Carreiro.