Fale Conosco

1 de setembro de 2015

Prestação de contas é tema de oficina oferecida a artistas e produtores culturais



A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, realiza entre 8 e 11 de setembro a primeira etapa do projeto “Oficinas FIC”. A iniciativa ocorrerá em dez cidades paraibanas e marca o início de uma série de ações dedicadas a capacitar artistas e profissionais ligados ao setor cultural.

A primeira etapa do ciclo de capacitação é direcionada aos artistas, produtores culturais e contadores envolvidos nos projetos selecionados pelos editais do fundo de incentivo. De acordo com o secretário executivo do FIC, Pedro Santos, a estimativa é que aproximadamente 300 pessoas, oriundas de 63 municípios, recebam a capacitação.

“Nos últimos dez anos, o FIC atuou no fomento à realização de projetos e iniciativas culturais”, comentou o secretário. “Agora, pretendemos investir também na formação das pessoas que atuam nesses projetos”, enfatizou.

A oficina tem duração média de três horas. O programa prevê a abordagem de cinco temas: preenchimento do Formulário Padrão de Prestação de Contas; planilha de remanejamento; documentação obrigatória para instrução do processo de prestação de contas; aprovação das contas; e emissão de certificado.

Pedro Santos explica que as oficinas serão abertas e gratuitas. “Fomentar a capacitação de artistas e profissionais é uma forma de fortalecer a cadeia produtiva da cultura”. Segundo o secretário, ao longo das capacitações o governo espera atrair a classe artística aos editais promovidos pelo Estado, além de estreitar o diálogo entre artistas, produtores culturais, poder público e iniciativa privada.

Nessa edição, o “Oficinas FIC” recebe a participação de Wellington Filho, contador do FIC Augusto dos Anjos. Graduado em Ciências Contábeis pela UFPB, Filho atuou no Tribunal de Contas do Estado e nos setores de auditoria e controle interno da Cagepa e Secretaria de Estado da Administração.

Ainda em 2015 serão realizadas capacitações nas áreas de gestão de projetos, empreendedorismo e turismo cultural.

Cronograma:

ITAPORANGA

08/09/2015

09h às 12h

Câmara Municipal de Vereadores

Abrangência: Aguiar, Conceição, Itaporanga e Serra Grande.

 

CAJAZEIRAS

08/09/2015

15h às 18h

Auditório da 9ª Regional de Educação

Abrangência: Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Helena, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, Triunfo e Uiraúna.

 

APARECIDA

09/09/2015

09h às 12h

Auditório da Secretaria Municipal de Cultura de Aparecida

Abrangência: Aparecida, Nazarezinho, Pombal, São Bentinho, São Francisco, Sousa, Vierópolis, Brejo do Cruz, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha e Riacho dos Cavalos.

 

PATOS

09/09/2015

15h às 18h

Auditório da Fundação Ernani Sátyro

Abrangência: Catingueira, Patos, Santa Luzia, Jurú e Matureia.

 

CAMPINA GRANDE

10/09/2015

9h às 12h

Cine Teatro São José

Abrangência: Alagoa Nova, Boqueirão, Campina Grande, Juazeirinho, Lagoa Seca, Pocinhos, Remígio, Coxixola, São José dos Cordeiros, Sumé, Taperoá e Zabelê.

 

BANANEIRAS

10/09/2015

15h às 18h

Teatro Ivaldo Lucena (Espaço Cultural Oscar de Castro)

Abrangência: Alagoa Grande, Alagoinha, Areia, Bananeiras, Dona Inês, Solânea, Nova Floresta e Nova Palmeira.

 

ITABAIANA

11/09/2015

9h às 12h

Auditório da Câmara Municipal de Itabaiana

Abrangência: Itabaiana, Juripiranga, Pilar e São Miguel de Itaipú.

 

JOÃO PESSOA

11/09/2015

14h às 18h

Espaço Cultural (Sala 6)

Abrangência: Bayeux, Cabedelo, Cruz do Espírito Santo, João Pessoa, Lucena, Mari, Santa Rita e Sapé.