João Pessoa
Feed de Notícias

Prestação de contas destaca as iniciativas para ampliar e democratizar o ensino e o conhecimento

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 - 16:44 - Fotos: 

Na prestação de contas do Governo do Estado relativa às ações executadas no ano de 2009, o anexo 5 da Mensagem ao Poder Legislativo apresentada semana passada pelo secretário do Planejamento e Gestão, Osman Cartaxo, trata da Ampliação e Democratização da Educação e do Conhecimento. Neste eixo, estão abrigadas as ações das áreas de educação, capacitação, modernização e qualificação do ensino e pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Os destaques do setor em 2009 foram para o ensino médio e de educação profissional, com distribuição de 273.847 livros didáticos de Filosofia, Sociologia e de Inglês; aquisição de 43 mil livros para acervo de bibliotecas de escolas de ensino médio em todo o Estado; distribuição de 360 mil cadernos para estudantes do ensino fundamental e ensino médio; realização do curso pré-vestibular para 10 mil concluintes do ensino médio, com distribuição de módulos para alunos da 3ª série nas sedes das Regiões de Ensino Médio e de Bayeux, Santa Rita, Picuí, Araruna, Santa Luzia e Pombal.

Programas – Com recursos do Projeto Alvorada foram adquiridos mobiliários e equipamentos para escolas do ensino médio. No item recursos humanos ações dos programas: Escola de Gestores; Programa Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica; Estudante Convênio Rede Pública; e Seminário Estadual de Educação.

Houve ainda investimentos do Fundescola; Programa Escola Ativa; Acompanhamento e Monitoramento do Plano de Ações Articuladas (PAR), em 190 municípios. O relatório cita também as ações na área de educação de jovens e adultos; Programa Brasil Alfabetizado; ProJovem Urbano; Censo Escolar da Educação Básica nos 223 municípios. O Programa Nacional de Alimentação Escolar beneficiou em 2009 420.458 alunos. O transporte escolar atendeu 63.346 estudantes em 161 municípios.

O relatório registra também ações do Pro Jovem Campo; Projeto Educação Ambiental; Educação Escolar Indígena; Formação Continuada de Professores nas Aldeias Indígenas. Diversas atividades foram desenvolvidas na área temática apoio ao portador de deficiência, como 17.330 atendimentos pelo serviço social e atendimento educacional especializado e atendimento familiar.

Pesquisa – Na temática pesquisa científica e tecnológica, as ações do Governo do Estado em 2009 incluíram programas de apoio a pesquisas científicas e tecnológicas com excelência reconhecida no Estado; Programa Gestão Compartilhada em saúde para 11 projetos em Campina Grande e João Pessoa; Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (130 bolsistas de 13 municípios).

A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) beneficiou 1.852 servidores com qualificação e cursinho pré-vestibular. A administração estadual realizou ainda Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), para 112 servidores, além de cursos de Educação à Distância; Recursos de Contratos e Compras Governamentais. No total, foram capacitados 11.427 servidores.

 

Josélio Carneiro, da Secom-PB