Fale Conosco

31 de janeiro de 2014

Presídio de Campina Grande recebe ação de saúde itinerante



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), realizou nessa quinta-feira (30) uma ação de saúde itinerante na Penitenciária Padrão de Campina Grande. O trabalho executado pelo Eixo Saúde da Gerência de Ressocialização da Seap teve como objetivo avaliar o estado clínico dos detentos e reforçar o combate à tuberculose e hanseníase.

Os presos foram atendidos por 20 profissionais, divididos em quatro equipes de enfermagem, serviço social e psicologia. De acordo com a coordenadora o trabalho, Amália Medeiros, a ação providenciou ainda o prontuário médico para os detentos que não dispunham do documento. “Por se tratar de uma unidade para presos provisórios, o fluxo de pessoas é muito grande e precisa dessa avaliação com certa frequência”, disse Amália.

Os pacientes também puderam avaliar a pressão arterial e obtiveram informações de como evitar doenças cardíacas. O mesmo procedimento preventivo será realizado nas unidades prisionais de Bayeux e Catolé do Rocha, nos próximos dias.

O secretário titular da Seap, Wallber Virgolino, lembrou que, além das ações itinerantes, o Complexo Penitenciário do Serrotão conta com uma equipe que atende apenados todos os dias. “Estamos concluindo as estatísticas de 2013, mas os atendimentos se aproximam de dez mil consultas no ano, mantendo a média de 2012”, adianta Wallber.