Fale Conosco

20 de maio de 2009

Presidente da Emater participa de missão técnica no Chile



Uma missão técnica integrada por dirigentes da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) estará entre os dias 23 e 31 de maio visitando diversas regiões do Chile, onde verificará “in loco” aspectos da vida agropecuária daquele país andino, que tem inúmeras experiências exitosas no campo do desenvolvimento rural. O Governo da Paraíba será representado na comitiva pelo veterinário Hermano Araújo, presidente da Emater.

O representante do Serviço de Extensão Rural da Paraíba chegará no sábado (23) a cidade de Santiago, no Chile, onde permanecerá até o domingo.  Na segunda-feira, dia 25, viajará para a cidade de Talca, na região de Maule, a mais rural e mais pobre daquele País, bastante parecida com o Nordeste brasileiro, cujas experiências poderão ser interessantes para a Paraíba, onde se desenvolve atividades significativas do ponto na agricultura familiar.

O primeiro contado dos integrantes da Missão Técnica ao Chile será com o representante da FAO, órgão das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, onde será debatida uma visão de conjunto sobre a agricultura na América Latina e no Chile. Na ocasião, haverá uma apresentação dos programas privados e estatais de desenvolvimento rural, segundo o ponto de vista da sociedade civil chilena. A reunião será comandada por Sérgio Gómez e Rodrigo Castaneda, que darão as boas vindas aos visitantes.

PROGRAMAÇÃO

No dia 26, terça-feira, os representantes brasileiros participarão de uma reunião na Secretaria Regional de Agricultura de Maule. O tema abordado será sobre uma visão conjunta dos principais programas públicos de desenvolvimento rural naquela região, além de visita aos programas de apoio ao setor rural.

No dia 27, a partir das 8h30, os integrantes da missão visitam o programa de Fomento Florestal Rural (Conaf), experiências produtivas rurais de última geração e uma agroindústria de produção de frutas para o mercado externo.

Um encontro com o diretor da Fundação Crate, Jorge Brito acontecerá no dia 28.  No dia seguinte, será a vez do Liceo Agrícola Padre Alberto Furtado de Molina. Na parte da tarde, retornarão a cidade de Talca e em seguida a região de Santiago do Chile. No encerramento, previsto para o sábado (30), os brasileiros visitarão uma vinícola, inteirando-se da produção de vinho, que coloca o Chile entre os maiores produtores do mundo. O retorno ao Brasil acontece no domingo (31).

Lourdinha Araújo, da Emater