Fale Conosco

17 de junho de 2009

Presidente da Emater participa de Fórum em Brasília e Mato Grosso



O presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Hermano Araújo, participa de 22 a 26 de junho de dois fóruns. O primeiro, com participação de dirigentes e gerentes de planejamento das 27 Emateres do Brasil, acontece em Brasília. O outro, em Cuiabá (MT), tratará de assuntos relacionados com a comunicação rural das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.

O encontro de Brasília é uma promoção da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), com parceria do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA). Trata-se do 1º Fórum de Dirigentes e Gerentes de Planejamento das empresas de Extensão Rural, que além de debater assuntos do setor, manterá audiências com parlamentares, inclusive do Senado Federal.
 
Consta da programação, a partir das 9h, apresentação de documentos contendo três experiências exitosas por cada Estado representado no momento. Em seguida, haverá o lançamento de uma publicação da Embrapa Milho e Sorgo, denominada a Cultura do Milho. Na parte da tarde, os participantes debaterão assuntos relacionados com a Lei Geral de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), Pronaf Sistêmico e Legalidade de diárias/hospedagem em convênios e, ainda, encontro com a Frente Parlamentar pela Extensão Rural e audiências públicas com outros parlamentares.

Durante a realização do fórum de Comunicação Rural, nos dias 25 e 26, dirigentes e profissionais de comunicação das instituições responsáveis pela extensão rural do país vão discutir o uso e os desafios das novas tecnologias de comunicação frente ao trabalho de extensão rural. A Paraíba será representada no encontro pelo presidente da Emater-PB, Hermano Araújo.

O Fórum começará às 8h30 com uma palestra do jornalista Onofre Ribeiro sobre Comunicação Rural. A palestra seguinte versará sobre Comunicação para o Desenvolvimento Rural e será feita por Fernando do Amaral Pereira gerente geral – Embrapa Informação Tecnológica. Ainda pela manhã, o técnico Hur Bem Correa e Silva, coordenador nacional de Relações Institucionais do MDA, falará sobre a política da Comunicação para a agricultura familiar. O extensionista Jose Soares da Silva presidente da ASBRAER discorrerá sobre a Comunicação como Ferramenta de Gestão.
 
Na parte da tarde, a partir das 14h30, será feito um diagnóstico da comunicação de vários Estados brasileiros e sobre as melhorias para o processo de Comunicação Rural, além da realização de homenagem e lançamentos de livros.

 O encontro segue no dia 26 com o plantio das três árvores símbolo do Mato Grosso: Ipê, Seringueira e Pequi, seguindo-se de pronunciamento do presidente da Asbraer, Jose Silva Soares, sobre o que se espera das discussões que acontecem ali, durante todo o dia, tratando basicamente das ameaças, oportunidades e desafios para a comunicação rural. O fórum se encerrará no final do dia após uma série de debates sobre o tema.

Da Assessoria de Imprensa da Emater-PB