Fale Conosco

25 de fevereiro de 2013

Presidente da CDRM se reúne com mineradores de Pedra Lavrada



O presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM), Marcelo Falcão, se reuniu, na sexta-feira (22), com representantes dos pequenos mineradores da cidade de Pedra Lavrada e região. O encontro discutiu o apoio que o Governo Estado, através dos programas Empreender e Cooperar, disponibiliza aos trabalhadores do garimpo, no Seridó paraibano. A reunião contou com a participação do prefeito da cidade, Roberto Cordeiro, e do representante do Sebrae/Paraíba, Marcos Magalhães.

Durante a reunião, na Usina de Beneficiamento de Minérios da Cooperativa dos Mineradores de Pedra Lavrada (Coomipel), Marcelo Falcão enfatizou a importância do programa de cooperativas que o governo está implantando para os pequenos mineradores do Seridó. “Trazer a reunião para a usina foi providencial. Teve o propósito de mostrar a abrangência do Programa Mineral aos trabalhadores”, disse Marcelo.

O presidente da CDRM se refere à necessidade de sensibilizar os garimpeiros no sentido de que, cada vez mais, eles possam se organizar em sistemas de cooperativas. De acordo com Falcão, cerca de oito mil famílias da região do Seridó vivem da mineração em pequenos lotes, trabalhando no mercado informal e, consequentemente, sem a garantia de direitos trabalhistas.

Ainda segundo Marcelo Falcão, os pequenos mineradores cooperados têm a possibilidade de receber orientações técnicas do Sebrae e até do Ministério de Minas e Energia. “Sem sombra de dúvidas, é um avanço para os trabalhadores do segmento”, disse a presidente da Cooperativa de Nova Palmeira, Rutineia Dantas. A extração de minérios garante mais de 80% da renda do município.