João Pessoa
Feed de Notícias

Prêmio Reinações anuncia R$ 4,5 mil para vencedor e prorroga inscrições

quinta-feira, 21 de julho de 2016 - 09:31 - Fotos:  Divulgação

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) prorrogou as inscrições para o concurso Novos Ilustradores Paraibanos – Prêmio Reinações. A iniciativa faz parte das atrações da edição de 2016 do Agosto das Letras – Festival de Leitura. Os interessados têm até 27 de julho para se inscrever gratuitamente.

O primeiro colocado vai assinar um contrato no valor de R$ 4,5 mil para criar ilustrações de um livro da Paulus Editora. O segundo e o terceiro colocados receberão prêmio em material de pintura e desenho fornecidos pelas empresas apoiadoras da Mostra de Ilustração Literária da Paraíba (Cantinho das Artes, Soteca e Sudipel).

“Muito importante a premiação em dinheiro e também aquelas com material de pintura porque representam um grau maior de incentivo à produção dos artistas. Essa parceria com a Paulus significa que estamos no caminho certo para a ampliação dos espaços nesse segmento”, disse Tatiana Cavalcante, coordenadora da Biblioteca da Funesc.

O julgamento será feito em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos 10 finalistas que participarão da Mostra de Ilustração da Paraíba e serão divulgados no dia 4 de agosto. A segunda fase consiste na escolha dos vencedores dos três primeiros lugares que serão divulgados na abertura da Mostra. A inscrição no “Prêmio Reinações” implica a aceitação expressa das normas expostas no edital. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail festivaldeleitura@gmail.com.

Dia 13 de agosto, durante o Agosto das Letras, os três primeiros colocados do Prêmio Reinações e profissionais integrantes da Mostra Memórias da Infância participarão de um bate-papo aberto na Funesc, a partir das 16h.

A seleção das obras para a Mostra será feita com base na originalidade e criatividade da sua ilustração em harmonia com o texto proposto. O ilustrador assume, por meio da inscrição, que a obra é de sua autoria. Compete ao júri convidado a avaliação do material enviado para seleção da Mostra e a decisão final quanto aos vencedores do Prêmio.

O nome do concurso é uma homenagem à obra homônima de Monteiro Lobato. O regulamento apresenta um trecho do livro que deve ser usado como inspiração para os concorrentes. A seleção é aberta a ilustradores paraibanos ou residentes na Paraíba que não possuam livro publicado e tenham idade acima de 18 anos.

Para se inscrever online, os interessados devem preencher o formulário e enviar junto com seu material para o e-mail festivaldeleitura@gmail.com. O edital está disponível online (http://funesc.pb.gov.br/editais/concurso_novos_ilustradores.pdf). É possível participar com até duas ilustrações sobre o trecho do livro “Reinações de Narizinho” que consta no Anexo II do edital.

O arquivo não deve exceder 10 MB, formato JPEG, 300dpi, A3 (paisagem ou retrato). Cada arquivo precisa ser nomeado com o nome do ilustrador e nome do concurso em seguida (nome do ilustrador / prêmio reinações 2016). As inscrições se encerram às 23h59 do dia 27 de julho de 2016.