João Pessoa
Feed de Notícias

Prefeituras assinam termo de adesão ao programa Garantia Safra

terça-feira, 8 de outubro de 2013 - 18:41 - Fotos:  Cláudio Goes / Secom-PB

Os prefeitos de 177 municípios assinaram, na manhã desta terça-feira (8), no Parque do Povo, em Campina Grande, durante a Jornada de Inclusão Produtiva, o termo de adesão para o Garantia Safra que garante aos agricultores familiares de seus municípios estarem aptos a recorrer ao seguro da futura safra 2013\2014, caso ocorram algumas perdas provocadas pela estiagem.

Ao evento compareceram o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretário do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Marenilson Batista, o presidente e o diretor técnico da Emater, Geovanni Medeiros e Erasmo Lucena, respectivamente, o presidente do Interpa, Nivaldo Magalhães, e prefeitos. Quem não assinou o termo de adesão, poderá fazê-lo em outra oportunidade.

Durante a Jornada de Inclusão Produtiva, foram distribuídos 30 mil alevinos, cinco mil raquetes de palma forrageira resistente à cochonilha do carmim, 200 quilos de sorgos e 150 mudas de plantas nativas e fruteiras. Também ocorreu exposição de produtos artesanais rural, feira do agricultor familiar, exposição de flores, práticas de produção de fenação, além de elaboração de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP) que garante o acesso às políticas públicas.

O vice-governador Rômulo Gouveia disse que o Governo do Estado tem se preocupado com os agricultores familiares, principalmente durante os períodos de estiagens. Segundo ele, as Jornadas têm sido uma ação bem articulada entre os governos estadual e municipais. Sobre a Emater, que está completando 58 anos, ele disse que a empresa de extensão rural tem aproximado o agricultor dos programas de inclusão produtiva, dando oportunidade para que possa ter uma renda e ajudando na melhoria da qualidade de vida.

O secretário Marenilson Batista disse que as Jornadas são um marco na adesão ao Garantia Safra e que estão sendo disponibilizadas 120 mil adesões para o presente período. Já o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, destacou que a determinação do governador Ricardo Coutinho é no sentido de que as ações cheguem aos agricultores familiares, de modo que estes possam acessar as políticas públicas. Lembrou que, juntando as Jornadas de Inclusão Produtivas realizadas no ano passado e as deste ano, somam 266 eventos e outros estão programados para acontecer até o final do mês.

As Jornadas de Inclusão Produtiva acontecem em todo o Estado, a fim de dinamizar a agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável. No ano passado, ocorreram 149 Jornadas, beneficiando 5.978 famílias agricultoras com 3.916 propostas de crédito elaboradas, informou o presidente da Emater, Geovanni Medeiros.

A finalidade das Jornadas é dirimir dúvida dos agricultores familiares, dando-lhes oportunidade de acesso a programas e políticas públicas como crédito para aquisição de terra, Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional Rural de Habitação (PNRH), entre outros, informou o coordenador regional da Emater em Campina Grande, Sales Junior.