João Pessoa
Feed de Notícias

Prefeitura de Massaranduba vai doar prédio para escritório da Emater Paraíba

sábado, 8 de fevereiro de 2014 - 11:27 - Fotos: 

A Prefeitura de Massaranduba vai construir e fará doação de um prédio para a Emater Paraíba, onde funcionará a Unidade Operativa da empresa no município. O anúncio foi feito pela prefeita Joana Darc Coutinho durante encontro com o diretor administrativo da Emater, Francionildo Araújo (Peninha). Nessa semana, uma equipe de engenharia da empresa de extensão rural visitou o local da obra para elaboração do projeto arquitetônico.

Segundo o secretário geral da Prefeitura, Antonio Mendonça Coutinho Filho, o prédio terá dois pavimentos, ficando o térreo para a Emater, enquanto na parte superior funcionará a Câmara Municipal de Vereadores. “A Emater sempre trabalhou em parceria com a Prefeitura Municipal, dando grande contribuição para o fortalecimento da agricultura municipal no município”, afirmou.

O escritório da Emater Paraíba em Massaranduba  integra o Escritório Regional em Campina Grande e, no ano passado, com trabalhos executados pelos extensionistas Rodolffo Travassos Barbosa e Maria das Graças Maia foram realizados Diagnósticos das Unidades Familiar de Produção (UFP), com o atendimento e acompanhamento a 180 famílias. Com a implantação do Programa Brasil Sem Miséria foram atendidas 41 famílias e outras 100 estão na programação para receber esses benefícios neste ano.

Numa parceria com a Prefeitura Municipal, foram inscritos 662 agricultores familiares no Programa Garantia Safra 2013/2014, e, com a realização da Jornada de Inclusão Produtiva, foram atendidas mais de 250 agricultores familiares, com ações de crédito rural, distribuição de 20 mil raquetes de palma resistentes à praga cochonilha do carmim, além de distribuição de mudas frutíferas e de essenciais florestais nativas da região.

Segundo dados fornecidos pelo coordenador regional em exercício da Emater Paraíba em Campina Grande, Odalício Fonseca Aragão, no ano passado em Massaranduba foram elaboradas propostas de crédito para obtenção de financiamento diversos:  para custeio e investimentos das propriedades rurais, com valor superior a R$100.000,00, com construção de 16 pequenos açudes e barreiros, uma barragem subterrânea e dez cisternas.

Além disso, foram emitidas 334 Declarações de Aptidão do Produtor (DAP) ao Pronaf, e prestada assessoria a 34 famílias fornecedoras do Programa de Aquisição de Alimentos –PAA Doação Simultânea, no valor de R$ 64.000,00. Também aconteceram mais de 500 atendimentos no escritório local, beneficiando agricultores familiares e produtores rurais do município. A Emater teve efetiva participação na divulgação e mobilização dos criadores na Campanha contra Febre Aftosa.

“Ressaltamos que todas essas ações foram desenvolvidas graças à parceria entre os governos federal, estadual e municipal, além dos demais parceiros coparticipantes do setor agropecuário da região. O governo municipal  tem procurando fortalecer ainda mais o desenvolvimento da agropecuária e pesca do município e garantiu  que irá construir  um espaço para funcionamento do escritório local da Emater Paraíba”, afirmou Odalício Aragão.