João Pessoa
Feed de Notícias

Prefeitos têm até janeiro de 2010 para fazer Conferências das Cidades

quinta-feira, 5 de novembro de 2009 - 20:08 - Fotos: 

Os 223 prefeitos paraibanos começaram a ser comunicados sobre o prazo final para realização das Conferências Municipais das Cidades. Nesta semana, o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) encaminhou às prefeituras, cópias do regimento das Conferências das Cidades para orientar os prefeitos a realizar as plenárias até o dia 15 de janeiro de 2010, e escolher os delegados que vão participar da 4ª Conferência Estadual das Cidades em março de 2010.

O coordenador executivo da Comissão Preparatória da 4ª Conferência Estadual, Ariosvaldo Aguiar, adiantou que os organizadores da plenária estadual também vão planejar ações de mobilização dos gestores municipais para a realização das conferências municipais até o prazo determinado por aquela comissão. “Os integrantes da Comissão Preparatória estão se articulando e fazendo reuniões semanais para definir como será a mobilização no interior do Estado. O Ideme já enviou ofícios aos prefeitos alertando sobre o prazo para a realização da plenária municipal”, declarou.

O regimento das Conferências das Cidades explica como devem acontecer as plenárias, a exemplo da escolha de delegados e as determinações que as comissões organizadoras municipais precisam cumprir para que os representantes dessas localidades participem da Conferência Estudual. “Cada município precisa entregar à Comissão Preparatória da 4ª Conferência Estadual um relatório descrevendo como ocorreram as conferências municipais”, disse o coordenador.

A IV Conferência Estadual das Cidades vai acontecer entre os dias 19 e 20 de março de 2010. O evento terá a participação de delegados escolhidos nas conferências municipais na Paraíba. O lema da Conferência Estadual será ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’. Já o tema será ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’. Em maio de 2010 será realizada em Brasília a Conferência Nacional das Cidades.

Bartolomeu Honorato, da Assessoria de Imprensa do Ideme