João Pessoa
Feed de Notícias

Prefeitos recebem computadores para equipar Creas municipais

segunda-feira, 25 de março de 2013 - 18:12 - Fotos: 

Os prefeitos de 74 municípios paraibanos, que participaram do lançamento do edital 2013 do Pacto Solidário para o Desenvolvimento Social da Paraíba, na manhã desta segunda-feira (25), receberam computadores para equipar os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). A entrega foi realizada pela equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), que coordena os Creas no Estado.

A secretária do Desenvolvimento Humano, Aparecida Ramos, explicou que os Creas são equipamentos sociais que atendem a todo tipo de direito violado, da criança ao idoso. Cada Creas conta com uma equipe multiprofissional formada por advogado, psicólogo, educador social e assistente social.

Ela ressaltou a importância dos Centros contarem com computadores para que seja instalado o Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (Sípia e Sinase), que propõe a criação de um Sistema de Informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas.

“Os municípios paraibanos que têm Creas municipalizados estão recebendo computador para melhorar o atendimento à população que procura os serviços. Recentemente, entregamos 20 carros para os Creas Regionais. Então esta é uma das nossas metas, estruturar a política de proteção à criança, ao adolescente, ao idoso, pessoas com deficiência. É uma ação importante porque estrutura com o Sípia e o Sinase, que é o controle das violações de direito que estão sendo implantadas”, explicou.

Exemplo nacional – O modelo de atendimento realizado nos 20 Creas Pólos Regionais, mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), é destaque nacional.  Estados do Sul do Brasil, como Paraná, e do próprio Nordeste, como Alagoas, visitaram a Paraíba para conhecer de perto o atendimento realizado nos Creas Regionais.

Os servidores que trabalham nos Creas Pólos Regionais foram contratados por meio de um processo seletivo e todos passaram por qualificação para oferecer à população um atendimento mais humanizado e eficiente.

O Governo do Estado, por meio da Sedh, também equipou os Creas regionais com carros, para que os técnicos possam atender as vítimas de direitos violados de comunidades da zona rural, que não têm como chegar até o local. Outra iniciativa foi equipar os Centros com material lúdico e computadores.