João Pessoa
Feed de Notícias

Prefeitos e agricultores elogiam a entrega de títulos da terra

sexta-feira, 12 de março de 2010 - 15:44 - Fotos: 
A entrega simbólica de 624 títulos de posse da terra a agricultores familiares de 13 municípios paraibanos, efetivada pelo governador José Maranhão em solenidade no Espaço Cultural, em João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (12), repercutiu amplamente entre prefeitos das localidades beneficiadas e, em particular, junto aos produtores beneficiados. Confira os depoimentos.

“A entrega desses 664 títulos definitivos de propriedades dos assentamentos significa a completa emancipação desses municípios”, afirma Deoclécio Moura, prefeito de Taperoá, representante dos municípios contemplados. “Os agricultores deixam a condição de assentados e passam a ser proprietários rurais, com todos os direitos e vantagens,” afirmou.

Já a agricultora Ana Maria Diniz, representando a comunidade de Mumbaba, na Grande João Pessoa, ressaltou que “o governador José Maranhão é um homem de coragem”, pois há muitos anos que sua comunidade lutava para regularizar a posse definitiva das terras e só agora isso foi concretizado.

“Agradecemos a José Maranhão por esta ação e o apoio do presidente do Interpa, Álvaro Dantas”, enfatizou. Ana Maria destacou que além da tranquilidade de ser o dono legal de sua terra, o agricultor passa a ter acesso aos programas de crédito e financiamentos voltados para o fortalecimento da agricultura.

Outro que elogiou a iniciativa foi o agricultor Cícero Torquato Soares, da comunidade de Nova Carnaúba, no município de Araruna. Ele disse que com a posse definitiva de suas terras, os agricultores “não precisam mais esperar pela boa vontade dos outros, pois estão legalizados e podem ir direto aos bancos e usar o direito de acesso as linha de crédito e financiamentos. Por tudo isso, agradeço a Deus e ao governador José Maranhão por esta atitude que veio beneficiar especialmente os pequenos agricultores”, acrescentou.

O agricultor Antonio Leocádio da Silva (84 anos) disse que há 72 anos mora e trabalha no sítio Mumbaba, em João Pessoa. Ele declarou que só agora, com a decisão do governador José Maranhão em conceder o título definitivo de sua propriedade, sente-se tranquilo e sabe que poderá dormir sossegado. “Foi à realização de um sonho, estou muito contente e agradeço primeiramente a Deus e segundo ao governador José Maranhão por este beneficio”. Ele lembrou que com sua nova condição de proprietário de verdade terá todos os direitos e vantagens das linhas de créditos concedidos aos agricultores.

Garantia Safra – O prefeito de Amparo, João Luiz Lacerda Junior (PDT), falou da importância do Programa Garantia Safra 2009/2010 para o fortalecimento da agricultura em sua região. O termo de adesão ao programa foi assinado nesta sexta-feira (12), pelo governador José Maranhão em convênio com 162 prefeituras.

“Esta é uma preocupação vigente da nossa gestão. Todas as vezes que pudemos, fizemos a adesão ao Garantia Safra de forma que em nosso município cerca de 350 famílias foram contempladas e Amparo está incluso em todas as ações do governo estadual para proteger e melhorar a agricultura daquela comunidade”, afirmou.

Ana Lustosa, com fotos de Antônio David, da Secom