Fale Conosco

11 de maio de 2012

Prefeitos do Cariri assinam adesão coletiva ao Sistema Nacional de Cultura



Quarenta prefeitos do Cariri paraibano assinaram, em conjunto, termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). O evento aconteceu na Universidade Leiga do Trabalho (ULT) de Taperoá, nesta quinta-feira (10), e foi realizado pelo Pontão Cariri Território Cultural, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e Consórcio de Cultura e Turismo do Cariri. O ato contou com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba e do Sebrae.

A assinatura do termo de adesão teve ainda a participação da Caravana da Cidadania do Ministério da Cultura. Entre os integrantes, a secretária de Cidadania Cultural, Márcia Rollemberg; o diretor de Programas Integrados da Secretaria de Articulação Institucional, Bernardo Novais Mata Machado, e o chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Fábio Lima.

Com a adesão, os municípios passam a integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo Governo federal e a receber recursos via Fundo Nacional de Cultura.

“Tivemos um momento histórico aqui em Taperoá, com a participação desses prefeitos, que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura e se comprometeram a criar os Planos Municipais de Cultura. Essa troca de informações e esse compromisso político são a base para fortalecer o Sistema. Em todo o país, já temos mais de 6.700 pontos de cultura”, disse Márcia Rollemberg.

Programação – Antes da assinatura do termo de adesão, os administradores municipais puderam conhecer melhor o que é o Sistema Nacional de Cultura, com a palestra do diretor do MinC, Bernardo Novais Mata Machado.

A secretária de Cidadania Cultural do Ministério também fez uma exposição sobre o Programa Cultura Viva. O Plano Nacional de Cultura (PNC) prevê a integração, até 2020, de pelo menos 60% dos municípios brasileiros ao SNC. A finalidade desse plano é implementar políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

Pontão de Cultura do Cariri – O Pontão Cariri Território Cultural é um projeto da Universidade Leiga do Trabalho (ULT), com financiamento do MinC, que atende 42 municípios em quatro pontos de cultura do Cariri – Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão.

O Pontão realiza atividades voltadas para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).