João Pessoa
Feed de Notícias

Prazo de inscrição para Edital de Ocupação da Archidy Picado termina 31

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010 - 10:49 - Fotos: 

As inscrições para o Edital de Ocupação da Galeria Archidy Picado terminam no próximo dia 31 de janeiro.  As inscrições – que são gratuitas – podem ser feitas na própria galeria, no Espaço Cultural (fone 83-3211-6272) ou através dos Correios. A seleção será feita em fevereiro por uma banca julgadora e o resultado será divulgado até 1º de março de 2010.

Para o presidente da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), Maurício Burity, o edital é mais um instrumento democrático que integra o programa de revitalização do Espaço Cultural, proposto por ele ao assumir a Funesc, em maio do ano passado. “O Edital de Ocupação da Archidy Picado vem se somar com as ‘Ilhas de Criatividade’ da Funesc, que vamos dar início nos próximos dias com o objetivo de despertar, nas pessoas da nossa comunidade, o potencial criativo de cada um, além de outras ações, como a reabertura do Planetário e da biblioteca Juarez da Gama Batista”, comenta.

De acordo com o coordenador de Artes Plásticas da Funesc, Sidney Azevedo, o edital da Funesc vai selecionar sete propostas que têm por objetivo proporcionar à sociedade, criteriosamente, eventos culturais de boa qualidade e divulgar o trabalho de artistas, tanto de dentro, quanto de fora do Estado.  As propostas terão que se adequar ao edital, disponível no site da Funesc (www.funesc.com.br).

Ainda de acordo com o coordenador de Artes Plásticas, as mostras selecionadas por edital serão acomodadas ao longo do ano de acordo com as necessidades da Funesc. O edital não impede a Archidy Picado de continuar expondo artistas convidados.

A proposta selecionada receberá um pró-labore bruto de R$ 1 mil. Cada artista pode inscrever até duas propostas, sendo uma individual e outra coletiva – mas cada artista só será agraciado com um trabalho. O edital é aberto a artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil. Aos artistas de fora, além do pró-labore, a Funesc vai custear hospedagem e alimentação por até três dias, para que o artista participe da montagem, divulgação e abertura da mostra.

Cada trabalho ficará exposto por 30 dias na Archidy Picado. Em contrapartida, o artista irá se comprometer a doar uma de suas obras para o acervo da Funesc, dentro da política formação de acervo da fundação. No final do ano, a Funesc irá lançar um catálogo com as sete exposições.

Para Sidney Azevedo, o Edital de Ocupação tem a intenção de ser democrático e criterioso. “Quando a gente força o artista a defender e apresentar sua ideia, a gente forma um outro comportamento artístico, o de ver a arte como uma produção intelectual”, comenta. As propostas deverão se adequar ao espaço físico da galeria, cuja planta baixa também está disponível no site da Funesc.

Assessoria de Imprensa da Funesc