João Pessoa
Feed de Notícias

Pratos paraibanos são destaque no Festival Gastronômico em São Paulo

segunda-feira, 12 de setembro de 2011 - 16:42 - Fotos:  Alexandre Schneider

Foto: Alexandre Schneider

Desde o dia 9 de agosto, a riqueza gastronômica da Paraíba é destaque no cardápio do restaurante “Brasil a Gosto”, em São Paulo. O menu Paraíba corresponde a 40% dos pedidos, segundo a chef Ana Luiza Trajano, proprietária do restaurante. Diante do sucesso comercial, o menu vai passar a ser fixo. “É uma das maiores aceitações entre os cardápios sazonais”, afirma a chef.

O menu faz parte do ‘Festival Gastronômico da Paraíba’, promovido pela direção do “Brasil a Gosto” em parceria com o Governo do Estado, Fecomércio e Convention Bureau de João Pessoa.  Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o festival é uma ótima oportunidade de se divulgar a cultura e a culinária paraibanas. “A região dos Jardins, em São Paulo, é um dos locais mais badalados. Nos próximos meses, os consumidores também poderão conhecer, além dos pratos, peças do nosso artesanato e obras dos nossos artistas plásticos”, disse. As peças em exposição são assinadas por um seleto grupo de artesãos e estarão expostas até o final de outubro.

A chef Ana Luiza Trajano diz que as receitas do cardápio foram degustadas por 120 jornalistas especializados em gastronomia e pelo público.  “As receitas sintetizam as diferentes influências das culinárias do Sertão, do Brejo e do litoral paraibanos e privilegiam o uso de ingredientes típicos dessas regiões, como carne de sol, farinha, mandioca, nata, feijão-verde, abóbora e batata-doce”.

O Brasil a Gosto foi reconhecido por dois anos consecutivos como o melhor restaurante de culinária brasileira pela revista Veja São Paulo, e teve citações como destaque na revista Gula e no jornal americano New York Times (NYT).