João Pessoa
Feed de Notícias

Praias e belezas naturais da Paraíba serão apresentadas no 6º Salão do Turismo em SP

domingo, 10 de julho de 2011 - 11:54 - Fotos: 

Desta quarta-feira (13) até o domingo (17), as praias e as manifestações culturais paraibanas estarão sob as vistas dos principais operadores de turismo do país no 6º Salão de Turismo – Roteiro do Brasil, que será realizado em São Paulo.

Inicialmente, o visitante será convidado a conhecer o município de João Pessoa, terceira cidade mais antiga do Brasil (425 anos) e destino indutor para todos os roteiros turísticos aprovados pelo Ministério do Turismo (MTur). A capital paraibana possui 24 quilômetros de orla ao longo dos quais se destacam o ponto mais oriental das Américas, que fica na praia do Seixas, e a Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Arte, que teve sua estrutura física idealizada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No Centro da cidade estão preservados casarios, igrejas e monumentos históricos. Os principais hotéis do Estado estão instalados ao longo da orla pessoense.

Roteiros – Com relação aos roteiros que serão divulgados, destacam-se o ‘Entre Rios e Mar – Séculos de Cultura’, que é integrado por João Pessoa e pelas cidades do Conde (Litoral Sul) e Cabedelo (Litoral Norte). Ao optar pelo Litoral Sul, o visitante se deslocará pela PB-008 e verá a primeira praia, Carapibus, seguida por Coqueirinho e Tambaba (primeira praia naturista do Nordeste). Todas têm em comum as falésias multicolorias. A cidade do Conde também se destaca pela excelente infraestrutura hoteleira, com um resort e várias pousadas.

Subindo para o Norte, chega-se em Cabedelo, cidade portuária onde o visitante pode desfrutar da ‘Ilha de Areia Vermelha”, um banco de areia com cerca de 2 km de extensão localizada na praia de Camboinha. Areia Vermelha surge durante a maré baixa. Mas a principal atração é o pôr do sol na praia do Jacaré, espetáculo que acontece às margens do Rio Paraíba ao som do “Bolero de Ravel’, executado pelo músico Jurandy do Sax.

Mas se a intenção é conhecer um pouco da história secular da Paraíba, o ‘Roteiro Civilização do Açúcar – Caminhos do Engenho’ abre-se como um túnel do tempo ao turista. Saindo de João Pessoa e seguindo para o Brejo, o clima e a paisagem se modificam. Ao visitar as cidades de Areia, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova, sente-se clima frio, descobre-se os engenhos que produzem cachaça e a rapadura, o artesanato e também uma rica culinária. Neste mês de julho é realizado o evento cultural ‘Caminhos do Frio’.

Em direção a Campina Grande, o visitante integra-se ao ‘Roteiro Cariri – Um Tributo a você’. Fazem parte deste roteiro, além de Campina, Cabaceiras, Monteiro, Boa Vista, Sumé, Boqueirão e Serra Branca. Conhecida como “Rainha da Borborema”, Campina Grande sedia o “Maior São João do Mundo” – evento constituído de 31 dias de festa com shows de artistas locais e nacionais.

Em Cabaceiras, o clima é árido e seco. Seus habitantes a denominam de “Roliúde Nordestina”, por ter sido cenário de várias telenovelas e mais de 20 filmes nacionais. Outra atração turística é a formação rochosa do Lajedo do Pai Mateus. Nessa região, anualmente é realizada a Festa do Bode Rei.