João Pessoa
Feed de Notícias

Praça da Gente supera expectativa com atendimentos em vários setores

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009 - 10:16 - Fotos: 
O governador José Maranhão esteve nesse sábado (5) na cidade de Cajazeiras para cumprir uma visita e seu primeiro compromisso foi visitar as tendas instaladas pelo Programa Praça da Gente na Praça das Oiticicas, quando foi cumprimentado e aplaudido desde a entrada até o palco armado, onde aconteceu o casamento coletivo de 19 casais.

Essa foi à terceira edição do Programa Praça da Gente que já passou por Guarabira e Patos. A coordenadora, Mariluce (Marie) Parente, disse que somente nessa segunda-feira (7) anuncia os números oficiais de atendimento em Cajazeiras, mas já comemora o êxito alcançado por causa do grande número de pessoas que compareceram as tendas instaladas ao longo da Praça das Oiticicas. “Cada vez mais o número de pessoas aumenta”, disse.

O atendimento nas 25 tendas começou às 7h. Muita gente já aguardava desde o início da manhã para serem beneficiadas com consultas médicas, coleta de sangue, cadastro para doação de medula óssea, palestras, exposições, orientações, cursos, exibição de filmes, distribuição de sementes, cortes de cabelo e outros serviços. Cerca de 200 profissionais do Estado, de órgãos parceiros e da Prefeitura de Cajazeiras trabalharam até por volta das 15h.

Consultas oftalmológica com a distribuição de óculos, teste rápido de Aids, crianças e adolescentes recebendo orientações sobre escovação fizeram parte dos atendimentos com a distribuição de kit com escola e creme denta.

Entre os outros serviços de saúde oferecidos no ‘Praça da Gente’ estão consultas em clínicas de mastologia e dermatologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.
 
Saúde ambiental, segurança, orientações sobre trânsito, primeiros socorros também foram oferecidos as pessoas que estivem no local. Emissão de documentos também fez parte dos atendimentos. Ainda foram oferecidos os seguintes serviços: consultas em clínicas de mastologia e dermatologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de massa corporal, coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Cidadania – Um momento esperado não somente pelos participantes, mas também pela população foi a união oficial de 19 casais no chamado casamento comunitário feito pelo juiz José Djacir Soares, da Comarca de Cajazeiras e que teve o governador José Maranhão e a secretária Lena Guimarães como padrinhos.

Os casamentos fazem parte dos serviços de cidadania disponibilizados pelo programa, que oferece ainda, emissão de documentos pessoais, divórcios, averbações, boletins de ocorrência e orientações jurídicas, entre outros. O dia também será de lazer para a população, que vai poder assistir a apresentações musicais e artísticas.

Em Cajazeiras, disse o prefeito Léo Abreu, existe um programa idêntico com atendimento a população, principalmente as pessoas de menores condições. Para ele, “quando o Estado vai ao encontro do cidadão, temos um efeito educativo e multiplicador da consciência da educação em saúde, porque aquela pessoa que vai buscar o serviço.

Serviços – O programa disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen – e conta com serviços das secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Cardoso Filho, com fotos de Antônio David