João Pessoa
Feed de Notícias

Praça da Gente é instalada no município de Cuité, nesta segunda-feira

segunda-feira, 22 de março de 2010 - 08:47 - Fotos: 
A sexta versão do Programa Praça da Gente, que acontecerá nesta segunda-feira (21), no município de Cuité, trará novos serviços à população do Curimataú paraibano.

Além das dezenas de serviços que são oferecidos normalmente pelo programa do Governo do Estado, a parceria com a Prefeitura de Cuité permitirá a realização de novas ações, como atendimento odontológico (obturações e extrações dentárias), cadastro de passe livre para pessoas com deficiência e encaminhamentos de pacientes que precisam de órteses e próteses. O atendimento começa às 7h00, na Praça Prefeito Cláudio Gervásio Furtado, no Centro da cidade.
        
A praça amanheceu colorida neste domingo (21) e a equipe de montagem da Secretaria de Estado da Saúde (SES), órgão que coordena a ação, executava os últimos preparativos para o evento. São 36 tendas divididas em 22 espaços diferentes, cada um oferecendo atendimentos diferenciados nas áreas de saúde, cidadania, educação, justiça, cultura e lazer. A estrutura é complementada por seis unidades móveis, com consultórios, salão de beleza e laboratório.
        
Acesso – O gerente da 4ª Gerência Regional de Saúde, Gentil Palmeira Filho, destacou o diferencial do programa, em relação às ações desenvolvidas no cotidiano dos municípios. “Uma ação deste nível se diferencia, porque facilita o acesso das pessoas a serviços e direitos.

Através da divulgação e pelo fato do programa está em praça pública, a população fica sabendo que naquele lugar vai poder fazer uma consulta, tirar um documento e ter acesso à cultura e lazer. No dia-a-dia, falta informação e o acesso a esses serviços é dificultado.

O município pode ter boa vontade, mas sozinho não poderia oferecer uma ação deste porte, mas somando com o Estado, ampliamos os serviços e damos nossa contribuição para aproximar o poder público do povo”, afirmou.

O arte-educador Mazureik Moraes, que integra a equipe de mobilização do programa, disse que a expectativa da população da cidade e de municípios vizinhos é enorme para a realização do evento. “A equipe do Município está divulgando o evento nas escolas e nas cidades vizinhas.

A expectativa é altíssima”, disse. “O fato do evento ser organizado no dia da feira da cidade e bem próximo a ela é uma maravilha, porque beneficia mais gente da cidade e da região. Estarão aqui pessoas de Barra de Santa Rosa, Nova Floresta  e de outras cidades vizinhas. A cidade fica muito movimentada na segunda-feira”, completou o comerciante Ariston da Costa Farias Júnior.
        
Serviços – O Programa Praça da Gente oferece consultas e exames de mama, de oftalmologia e dermatologia; medição de pressão arterial; glicemia capilar; medição do índice de massa corporal (IMC); teste rápido de HIV/Aids; escovação e orientação de saúde bucal; teste rápido de PSA (exame de câncer de próstata); coleta de sangue para doação; cadastro de doadores de medula óssea; vacinação para adolescentes e adultos; salão de beleza; casamentos, divórcios e outros benefícios.

Ainda serão realizadas a distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos e oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento; simulações de contenção de incêndio em botijão de gás e abordagem policial e outros; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito, recreativas e esportivas.

Parceiros - A Praça da Gente é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e conta com serviços de mais de 26 órgãos parceiros: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penintenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Comunicação, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte e Lazer; Casa Civil; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater, Empasa, Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Senac, Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União, INSS, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual e, nesta sexta versão, da Prefeitura Municipal de Cuité.  

Assessoria de Imprensa da SES-PB