João Pessoa
Feed de Notícias

Praça da Gente começa a instalação da estrutura de serviços em Monteiro

quinta-feira, 4 de março de 2010 - 17:38 - Fotos: 
A Avenida José Galdino da Silva, no Centro de Monteiro, amanheceu esta quinta-feira (4) com um trecho interditado, entre as praças Nilo Feitosa e João Pessoa. A medida foi tomada pela 7ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) para a instalação do Programa Praça da Gente, do Governo do Estado, que oferecerá serviços de saúde, cidadania e lazer, entre as 7h e 16h do próximo sábado (6). Monteiro tem 31.100 habitantes e é sede da 5ª Gerência Regional de Saúde, formada por 22 municípios. Além de atender aos monteirenses, o programa poderá beneficiar também moradores de cidades vizinhas que busquem atendimento no local.

O agricultor Antônio Bezerra Pequeno tem 69 anos, nasceu no Congo e mudou-se para Monteiro quando tinha apenas 9 anos. “Eu nunca vi isso acontecer aqui em Monteiro. É uma novidade para todos nós e um sinal que as coisas estão ‘clareando’ por aqui, progredindo, que estão dando mais atenção à população. Eu mesmo estarei aqui no sábado para fazer uma consulta de vista e verificar minha saúde. Estou muito ansioso”, disse.

O comerciante Saulo Formiga é dono de uma lanchonete e de uma sorveteria, que ficam próximas ao local aonde está sendo montada as tendas do programa. “Acho que a chegada desse programa é de grande importância para a coletividade que vai se beneficiar dos serviços oferecidos. Também contribui para o comércio. É inevitável que um evento desses traga divisas para o município. A iniciativa demonstra uma vontade política, porque a gente sabe que aqui no Brasil as coisas só não acontecem quando falta vontade política”, desabafou.

Atendimentos – O Programa Praça da Gente foi criado em outubro do ano passado e já passou por quatro municípios paraibanos (Guarabira, Patos, Cajazeiras e Princesa Isabel), somando um total de 89.148 atendimentos realizados. Em Monteiro, 12 montadores começaram, na manhã da quarta-feira (3), a instalação da estrutura, que conta com 32 tendas, palco e o portal da Praça da Gente. O programa ainda conta com seis unidades móveis onde são realizados alguns atendimentos de saúde e beleza.

Serviços – A Secretaria de Estado da Saúde (SES), que coordena a ação, oferece consultas e exames de mama, consultas de oftalmologia e óculos, consultas de dermatologia, medição de pressão arterial, glicemia capilar, medição do índice de massa corporal (IMC), teste rápido de HIV/Aids, escovódromo e orientação de saúde bucal, teste rápido de PSA (exame que detecta câncer de próstata), coleta de sangue para doação, cadastro de doadores de medula óssea, vacinação para adolescentes e adultos e outros.

Os outros 29 órgãos parceiros oferecem salão de beleza, casamentos, divórcios, aposentadorias, distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura, capacitação em piscicultura e distribuição de alevinos, atrações artísticas, oficinas de educação ambiental, emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e registro de nascimento), curso de primeiros socorros e simulação de incêndios, simulação de abordagem policial, apresentação de cães adestrados, aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor, atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – O programa é coordenado pela SES, que disponibiliza toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen, e tem como parceiros os seguintes órgãos: secretarias de Educação e Cultura, Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano, Segurança e Defesa Social, Desenvolvimento Agropecuário e Pesca, Esporte, Juventude e Lazer; Casa Civil do Governador, Superintendência de Administração do Meio Ambiente, Comando da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Emater, Empasa, Emepa, Funesc, Detran, Cagepa, DER, Cendac, Codata, Ouvidoria Pública, Defensoria Pública, Rádio Tabajara, Jornal A União, INSS, Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Da Assessoria de Imprensa da SES-PB