João Pessoa
Feed de Notícias

Praça da Gente chega a Patos e atende a milhares de moradores

segunda-feira, 16 de novembro de 2009 - 16:57 - Fotos: 
O Governo do Estado levou serviços de saúde e cidadania a Patos e aos municípios vizinhos, nesta segunda-feira (16), através do Programa Praça da Gente, evento que contou com a presença do governador José Maranhão, outras autoridades e políticos da região. Os sertanejos começaram a chegar cedo à Praça Cícero Supino, no Centro da cidade, para aproveitar as ações oferecidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que coordena o programa, e mais 26 órgãos parceiros.

A temperatura aumentou com o passar das horas, mas não desanimou a multidão que esperava por uma consulta, um corte de cabelo, um documento, uma diversão. O projeto itinerante reúne várias soluções em 19 espaços instalados em dezenas de tendas.

Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade para colocar a saúde em dia, fazendo uma consulta de vista, um exame dermatológico ou apenas verificando a pressão arterial.  Outras procuraram o ‘Espaço da Bela Praça’ para dar um jeito no visual, com um corte de cabelo ou uma escova caprichada. Esbanjando saúde e disposição, a aposentada Lourdes Carneiro, 80 anos, só queria visitar o local. “Minha saúde está ótima, não vou fazer nenhum exame. Estou aqui para assistir a banda da Polícia Militar, porque gosto muito de música desde que eu era jovem. Depois vou dar uma voltinha e uma olhada em tudo”, disse.

Empenho – O governador José Maranhão chegou ao evento por volta das 10h, acompanhado de autoridades e políticos da região. Ele visitou todos os espaços e destacou a importância do programa de prestação de serviços de saúde e cidadania. O governador prestigiou o trabalho realizado por cerca de 300 servidores estaduais e voluntários.

Funcionários da Prefeitura de Patos também se engajaram no atendimento à população que foi à praça em busca de mais saúde e cidadania. Maranhão, acompanhado prefeito Nabor Wanderley, da deputada estadual Francisca Motta, do secretário de Saúde José Maria de França e outros integrantes do Governo, percorreu vários estandes do projeto, e, no palanque central, assinou o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, beneficiando Patos e mais 37 municípios do Sertão.

“Quero agradecer ao prefeito Nabor Wanderley e a deputada Francisca Mota, que têm nos ajudado diuturnamente. Também quero agradecer ao secretário José Maria de França, que tem abraçado as tarefas da Saúde, com compromisso, esforço, dedicação e trabalho. É um homem que, como o governador, está sempre de plantão. Mirando o exemplo de Zé Maria, peço o empenho de todos os outros secretários, porque o nosso tempo neste governo é curto, mas a nossa vontade tem que ser grande para compensar os prejuízos deixados nos últimos anos”, disse.

Sobre o Praça da Gente, o governador afirmou se tratar de um programa realmente voltado à cidadania dos paraibanos. As pessoas fazem consultas, exames, recebem documentos e tomam conhecimento de várias ações governamentais. Ele acrescentou que o projeto é uma maneira de o Governo estar mais próximo do povo, facilitando os caminhos da cidadania.

Já o prefeito Nabor Wanderley afirmou que o Praça da Gente é uma ação do governo estadual muito necessária aos municípios, com programas sociais da maior relevância. Nabor afirmou que Patos voltou a fazer parte do mapa administrativo da Paraíba. A deputada Francisca Motta declarou que a cidade de Patos está grata ao governador, por oferecer à população serviços essenciais para a vida das pessoas.

Mais ações – O programa ‘Praça da Gente’, lançado em Guarabira no último dia 31 de outubro, chega a Cajazeiras, no Alto Sertão, no próximo dia 5 de dezembro e, no dia 19 daquele mês, se instala em Araruna.  “A receptividade do programa tem sido excelente. A cada dia, surgem mais parceiros e, por isso, vamos ter que procurar um espaço maior nas próximas cidades para acomodar as ações. O programa aporta numa praça para que a gente possa servir ao povo, diminuindo as carências encontradas. Estamos aqui para trabalhar, trabalhar e trabalhar, como o governador José Maranhão costuma repetir”, disse Marie Madruga, coordenadora do programa.

Mais de 200 pessoas trabalharam em Patos para atender a população que procurou os serviços. Um dos atendimentos mais procurados foram as consultas oferecidas no ‘Espaço da Oftalmologia’. “Fiquei sabendo pelo rádio que ia ter consulta de vista e óculos e vim pra cá logo cedo. Meus óculos estão vencidos há dois anos, mas eu não tinha condições de pagar uma consulta nem de comprar um novo. Por isso, estou aqui na fila esperando a minha vez de ser atendida”, disse a aposentada Maria do Socorro Diniz, 70 anos.

No ‘Espaço da Saúde Bucal’, crianças e adolescentes aprenderam a escovar os dentes corretamente, receberam aplicação de flúor e voltaram para casa com um kit contendo escova e creme dental. “A moça me mostrou como escovar os dentes direito e me disse que a noite é a principal hora em que os dentes têm que ser bem escovados. Foi muito legal”, comentou a estudante Carmem Emília Araújo, 12 anos.

A dona-de-casa Raquel Pereira, 35 anos, chegou cedinho ao ‘Espaço da Cidadania e Fala Cidadão’ para tirar a segunda via do registro de nascimento dela e das duas filhas. “Os registros da gente estão muito velhinhos, quase se rasgando. Há muito tempo que eu queria tirar as segundas vias, mas não tinha como pagar”, disse. Até as 9h, o espaço já tinha emitido 55 registros de nascimento e a fila não parava de crescer.

Cidadania e orientação – No ‘Espaço da Identidade’, Thaís Araújo, 16 anos, tirou a carteira de identidade pela primeira vez. Feliz, ela disse que não ia mais passar por constrangimento quando precisasse de algum atendimento. “Sempre que eu ia ao hospital ou a algum outro serviço, as pessoas me cobravam muito um documento de identidade e eu ficava sem graça de dizer que não tinha. Agora, isso não vai mais acontecer”, falou.

O ‘Espaço Fique Sabendo’, que realiza testes rápidos de HIV/Aids, com aconselhamento antes e depois do exame, é um dos mais procurados. “Eu tinha vontade de fazer o teste, mas tinha medo. Mas a moça me explicou que o exame não dói e disse que é importante a gente saber se tem o vírus. Tomei coragem e fiz”, disse Maria das Dores dos Santos, 37 anos. O espaço, que também distribuiu preservativos, realizou 25 testes rápidos apenas nas três primeiras horas de atendimento.   

Consultas – Entre os serviços de saúde oferecidos no ‘Praça da Gente’ estão consultas em clínicas de mastologia, dermatologia e oftalmologia; aferição de pressão arterial; teste de glicemia; medição de índice de bbmassa corporal, teste rápido da Aids; escovódromo; coleta de sangue para doação; vacinação de adolescentes e adultos; demonstrações na área de saúde ambiental, como combate à dengue, desinfecção de caixas d’água e tratamento de água.

Também são disponibilizados serviços de cidadania e lazer, como casamentos, divórcios, averbações, aposentadorias e outros benefícios; distribuição de mudas de plantas e sementes para horticultura; capacitação em piscicultura, com distribuição de alevinos; shows musicais, cinema, palhaços, malabaristas e bonecos; controle de poluição sonora e oficinas de educação ambiental; emissão de documentos: RG, CPF, carteira de trabalho, registro de nascimento e outros; ações de inclusão social e acolhimento infantil; curso de primeiros socorros e simulação de incêndio; aconselhamento jurídico e orientação sobre direitos do cidadão e do consumidor; atividades de educação para o trânsito e atividades recreativas e esportivas.

Parceiros – Estão envolvidos no programa órgãos do Governo do Estado e parceiros externos. São eles: Secretaria de Estado da Saúde (incluindo toda a sua estrutura de gerências, Hemocentro e Lacen) e secretarias de Educação e Cultura, de Administração Penitenciária, de Desenvolvimento Humano, de Segurança e Defesa Social, de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca e de Esporte, Juventude e Lazer; além Casa Civil do Governador; Superintendência de Administração do Meio Ambiente; Comando da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Emater; Empasa; Emepa; Funesc; Detran; Cagepa; DER; Cendac; Codata; Ouvidoria Pública; Defensoria Pública; Rádio Tabajara; Jornal A União; INSS; Ministério Público do Estado e prefeituras municipais.

Participaram do evento, o vice-prefeito de Patos, Ivan Ramalho; o ex-deputado federal Benjamin Maranhão; a deputada estadual Francisca Motta; a gerente do Programa Estadual de Políticas para as Mulheres, Douraci Vieira, além de vereadores e outras lideranças políticas da região.

Pacto – O governador José Maranhão comentou ainda o Pacto de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, dizendo ser importante que o Governo, reconhecendo o valor e a importância da mulher, contribua para o respeito aos seus direitos fundamentais. Ele reafirmou que as parcerias do Governo com a Prefeitura de Patos estão firmes e citou como exemplo a instalação de um shopping em parceria com a Estação Rodoviária.
Já Douraci Vieira, gerente do programa estadual de Políticas para a Mulher, participou do evento em Patos e revelou que no mês de junho passado o governador Maranhão assinou o Pacto com o Governo Federal e até agora 39 municípios já aderiram ao pacto.

Hospital – Nabor Wanderley anunciou que na próxima segunda-feira o governador Maranhão deve inaugurar a reforma e ampliação do Hospital Regional, com o setor de Humanização do Atendimento e novas instalações do serviço de hemodiálise, ampliando de 15 para 20 o número de máquinas. O governador também assinará a ordem de serviço para as obras de ampliação da Maternidade Peregrino Filho, com investimentos de R$ 11,2 milhões. “Patos está ganhando muito com o governador José Maranhão”, revelou o prefeito.

Assessoria de Imprensa da SES-PB e Josélio Carneiro, com fotos de Evandro Pereira, da Secom-PB