João Pessoa
Feed de Notícias

Postos de vacinação já imunizam contra a pólio

segunda-feira, 13 de junho de 2011 - 11:13 - Fotos:  José Lins - Secom-PB

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite começou nesta segunda-feira (13), em postos de saúde distribuídos por todo Brasil. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 295.190 crianças menores de 5 anos. Na Paraíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é responsável pela distribuição de 448 mil doses da vacina, entre as 12 gerências regionais de saúde.

De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), 311.821 crianças foram imunizadas em todo Estado em 2010, representando 97,40% da meta estimada pela SES.

O dia D de vacinação, cujo slogan é “Siga o Zé Gotinha e projeta sua criança”, será realizado no sábado (18) nos 223 municípios paraibanos. Cerca de 5 mil profissionais atuarão na campanha, que terá mais de mil postos vacinação. Para a criança ficar imunizada é necessário que ela receba duas doses da vacina, por isso a campanha é dividida em duas etapas – a segunda começa no mês de agosto.

Poliomielite – A pólio é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.

O último caso de pólio no Brasil aconteceu em 1989, na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença. Mas, segundo o MS é importante continuar vacinando as crianças porque o vírus da paralisia infantil ainda circula em outros países. De acordo com a OMS, 26 países ainda registram casos da doença e quatro deles são endêmicos, ou seja, possuem transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.