Fale Conosco

26 de abril de 2012

Posto da Polícia Civil na Casa da Cidadania de Guarabira facilita atendimento à população



A população de Guarabira comemorou, nesta quarta-feira (25), a implantação de um posto da Polícia Civil na Casa da Cidadania, estrutura vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). A solenidade de inauguração contou com a presença do secretário de Segurança Cláudio Lima, do delegado geral da Polícia Civil, Severiano Pedro, da Gerente da Casa da Cidadania, Girlande Meireles, entre outras autoridades civis e militares.

Com o novo serviço, a população não precisa mais se deslocar à delegacia central da cidade para fazer registro de ocorrência sobre perda ou extravioA aposentada Ilda Maria foi a primeira a usar o serviço de documentos e, assim, obter a segunda via. “Além da comodidade e facilidade dos serviços feitos em um só lugar, o posto da Polícia Civil vai desafogar o atendimento na delegacia”, explica o delegado regional de Guarabira, Luciano Soares.

O delegado esclareceu, ainda, que o novo serviço será destinado, exclusivamente, ao registro de perda ou extravio de documentos. Os casos de furto ou roubo e demais ocorrências com violência devem ser encaminhados para a delegacia. O Posto da Polícia Civil funciona no mesmo horário de atendimento da Casa da Cidadania, de terça a sábado, das 8h às 12h.

A aposentada Ilda Maria, de 72 anos, perdeu os documentos durante um acidente e foi a primeira a utilizar o serviço. “Foi muito bom poder resolver tudo por aqui. Seria muito difícil para mim ter que ir até a delegacia, que fica longe daqui, fazer o Boletim de Ocorrência. Agora está uma maravilha!”, elogiou.

De acordo com a gerente da Casa, Girlande Meireles esta parceria com a Polícia Civil vai aumentar a média de atendimentos realizados pela Casa da Cidadania de Guarabira. “Realizamos cerca de 10 mil atendimentos por dia. Com essa parceira, estamos ampliando os serviços e oferecendo mais qualidade no atendimento à população, em especial, àquelas que vêm da Zona Rural e muitas vezes não tem condições de pagar o transporte”, destacou. Em todo o Estado, existem sete Casas da Cidadania que funcionam oferecendo à população serviços de órgãos federais, estaduais e municipais e da iniciativa privada.

Reunião de monitoramento - Após a solenidade de inauguração, o secretário Cláudio Lima se reuniu com gestores de segurança pública de Guarabira, no auditório da UEPB, para avaliar os resultados obtidos pela polícia na região.  “Estamos otimistas com os resultados da segurança pública. O aumento do número de prisões, apreensões, as respostas aos homicídios, aos crimes patrimoniais, a exemplo dos assaltos a bancos, nos mostram que estamos no caminho certo. Com integração e uma repressão qualificada temos certeza de que vamos avançar ainda mais”, avaliou Cláudio Lima.  Depois da reunião, o secretário, acompanhado do diretor Geral do IPC, Humberto Pontes, visitou as obras de reforma do Núcleo de Medicina Legal de Guarabira.