Fale Conosco

19 de novembro de 2010

Pós-graduação é credenciada pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação



O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) também é campo de conhecimento para área acadêmica. Por isso, está oferecendo três Programas de Residência Médica. São duas vagas para Anestesiologia, uma para Medicina Intensiva e duas destinadas à área de Ortopedia e Traumatologia. Os aprovados no processo de seleção vão começar a atuar em fevereiro de 2011.

As três especialidades ofertadas pelo Hospital de Trauma possuem o credenciamento da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) do Ministério da Educação (MEC). “Os nossos programas de pós – graduação lato sensu também receberam o credenciamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), ratificando a qualidade do ensino médico a ser ofertado em nosso hospital”, ressaltou o professor doutor Rosalvo Zósimo Bispo Júnior, Presidente da Comissão de Residência Médica do Hospital de Trauma (Coreme/HETSHL).

Dentro do Processo Seletivo Unificado para os Programas de Residência Médica na Paraíba, além do Hospital de Trauma, o Hospital Regional de Cajazeiras também abriu seis vagas, sendo duas para Clínica Médica, duas para Pediatria e duas para Medicina da Família e Comunidade. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) firmou parceria com a Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE), para a realização da seleção em um processo único (Processo Seletivo Unificado). Os interessados em concorrer a uma das vagas devem se inscrever, até o dia 08 de dezembro, exclusivamente pelo site da instituição, no endereço eletrônico www.famene.com.br
Processo de seleção

O processo de seleção acontecerá em dois dias, 18 e 19 de dezembro (sábado e domingo). A primeira fase será composta da prova escrita objetiva, de caráter classificatório e eliminatório. A prova constará de 100 questões. O candidato que obtiver mais de 50% de aproveitamento fica habilitado para a fase seguinte, que é a análise e arguição do curriculum vitae e entrevista. “A relação final dos aprovados será disponibilizada online no site da Famene, ainda no segundo semestre de dezembro. As matrículas dos aprovados serão em janeiro e os mesmos começarão as respectivas residências médicas em primeiro de fevereiro de 2011”, explicou dr. Rosalvo Zósimo Bispo Júnior.

No Hospital de Trauma, a coordenação da residência em Anestesiologia está a cargo do médico Ruy Evangelista, de Medicina Intensiva com o médico Ciro Leite e de Ortopedia e Traumatologia tem como titular o médico Rosalvo Zósimo. O edital referente ao processo seletivo, assim como todo o conteúdo programático das provas, deve ser consultado no site da Famene (www.famene.com.br ).

Especialização – O Hospital de Emergência e Trauma conclui no próximo mês de dezembro as atividades do primeiro ano da turma do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade Especialização Médica na área de Anestesiologia, que é credenciada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Quatro candidatos foram habilitados e estão cumprindo o conteúdo programático. A especialização tem duração de três anos.

Vagas disponibilizadas Residência Médica:

INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL               PROGRAMA                        VAGAS               DURAÇÃO

Hospital de Trauma (HETSHL)    ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA    02                      03 ANOS
Hospital de Trauma (HETSHL)    MEDICINA INTENSIVA                   01                      02 ANOS
Hospital de Trauma (HETSHL)    ANESTESIOLOGIA                        02                      03 ANOS
Hospital de Cajazeiras (HRC)    CLÍNICA MÉDICA                         02                       02 ANOS
Hospital de Cajazeiras (HRC)    PEDIATRIA                                 02                       02 ANOS
Hospital de Cajazeiras (HRC)    MEDICINA DE FAMÍLIA E

                                             COMUNIDADE                             02                       02 ANOS