João Pessoa
Feed de Notícias

Porto registra crescimento de 48% na movimentação de carga

segunda-feira, 6 de agosto de 2012 - 17:56 - Fotos:  José Lins/Secom-PB

Foto: José Lins/Secom-PB

O porto de Cabedelo atingiu no mês de julho a meta de crescimento projetado, com uma movimentação de cargas (entre importação e exportação) de 223.459 toneladas, um crescimento de 48,61% em relação ao mês de julho de 2011, que movimentou 150 mil toneladas.  “Mantida até dezembro a média mensal de 172 mil toneladas/mês, vamos atingir a marca histórica de 2 milhões de toneladas no ano”, avaliou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome.

A taxa de crescimento hoje está em 10%, enquanto a maioria dos portos no País está com taxa entre 5% e 6%. Desde a noite de sábado (4), o navio Danship Bulker, de bandeira maltesa, descarrega 24.346 toneladas de cimento vindo do Vietnã. Nessa operação, estão diretamente envolvidos, nos dois turnos diários, 140 operadores portuários, além do grande número de postos de trabalho gerados de forma indireta fora do porto.  Pelos próximos 30 dias, mais de mil carretas transportarão as 24 mil toneladas de cimento para o seu destino final, que é a fábrica do Grupo Votorantim.

“Hoje, no Porto de Cabedelo, não há atraso. Estamos operando normalmente”, revelou o vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Antonio Ricardo. De acordo com ele, o cimento que está sendo descarregado no cais do porto é importado do Vietnã pelo Grupo Votorantim. Em julho passado, atracaram no Porto de Cabedelo 16 navios procedentes da Argentina, Estados Unidos, França, Itália, Portugal e de outros portos brasileiros. No mês de junho foram nove navios.

 

As cargas desses navios eram de trigo, petróleo, petcoke, clinkler, malte, ilmenita e escória. Até quinta-feira (9), mais quatro navios estão agendados para atracar em Cabedelo, dois vindos dos Estados Unidos e dois de Maceió. A movimentação geral de navios no mês de agosto ainda não foi definida. Em média, são 15 navios/mês.