João Pessoa
Feed de Notícias

Porto supera volume de cargas e movimenta quase 250 mil toneladas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014 - 17:27 - Fotos:  Roberto Guedes / Secom-PB

O Porto de Cabedelo começou o ano de 2014 superando o volume de cargas movimentadas em relação ao ano de 2013. Durante o mês de janeiro atracaram no porto 17 navios cargueiros, que desembarcaram 243 mil toneladas de produtos, o que corresponde a um crescimento de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o presidente da Companhia Docas, Wilbur Jácome, Em 2013, o porto bateu um recorde histórico de movimentação com 1.943.456 toneladas de cargas. “O porto continua sendo reflexo desse desenvolvimento econômico que a Paraíba está vivenciando. O cais do porto tem refletido a chegada de 190 empresas novas no mercado paraibano, fruto dessa prospecção do Governo do Estado”, ressaltou o presidente.

Durante o mês de janeiro foram movimentadas 182.748 de granel sólido; 58.414 de granel líquido e 1.645 toneladas de carga geral. Com relação aos contêineres, houve uma movimentação de 400 unidades. A média da carga dos 17 navios atracados em janeiro desse ano foi de 14.283 toneladas.

Wilbur Jácome frisou ainda a instalação das cimenteiras no litoral sul da Paraíba, como um dos fatores que ajudaram a alavancar a movimentação do Porto de Cabedelo. “Podemos destacar dentre as cargas movimentadas, os navios de projeto trazendo peças para novas cimenteiras dos grupos Cimpor e Brenand que estão se instalando no litoral sul do estado e que, quando entrarem em operação, transformarão a Paraíba em um dos mais importantes polos produtores de cimento de todo o país”, assegurou o presidente da Cia Docas.

O gestor da Companhia Docas ressalta ainda o crescimento de mais de 20% dos contêineres movimentados por documento de trânsito aduaneiro, o que demonstra o aquecimento do mercado varejista paraibano, pois parte desses contêineres traz bens de consumo para serem diretamente distribuídos para os consumidores paraibanos. “A meta desse ano é superar os 2 milhões de toneladas que por muito pouco não foram alcançadas em 2013. O Porto de Cabedelo está navegando na rota certa para atingir seus objetivos”, destacou Wilbur.

Além de desenvolver economicamente a Paraíba o Porto gera emprego e renda para centenas de famílias. Para se ter uma idéia, o trabalhador portuário avulso recebe, em média, R$ 150,00 por dia. Em 2013, esses trabalhadores movimentaram apenas na cidade Cabedelo R$ 7,5 milhões em salários, uma circulação de recursos importantes na economia local.