João Pessoa
Feed de Notícias

Porto de Cabedelo sai do prejuízo acumulado e prepara investimentos

quarta-feira, 15 de agosto de 2012 - 17:30 - Fotos: 

Foto: José Lins/Secom-PB

A Companhia Docas da Paraíba comemora um feito inédito na história do Porto de Cabedelo: conseguiu reverter a situação de prejuízo acumulado desde a sua criação e passa a operar com lucro acumulado. Segundo a empresa de assessoria contábil que apoia a administração da Docas, em maio passado, foi obtido um resultado acumulado positivo de R$ 59.129,42. Em junho, este montante passou para R$ 537.882,43.

Segundo o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, o foco é o controle de custos, buscar rentabilidade em aplicações financeiras, fazer uma cobrança mais efetiva e consistente dos arrendamentos e serviços.  Ele lembra que em 2011 houve uma redução de 9,5% nas despesas operacionais do Porto, patamar que se mantém este ano. “Esta folga financeira foi conseguida com muito trabalho e determinação, atrelado a isso tivemos uma maior captação de cargas no porto, maior rigor nos gastos e cobrança de inadimplentes”, revelou.

O presidente da Docas na Paraíba está confiante nos novos investimentos no terminal marítimo. “Estamos melhorando a infraestrutura local com a construção de novos armazéns, demolição de áreas inativas, reestruturação elétrica e hidráulica. Isso tudo visa aumentar a capacidade portuária. Em breve vamos pavimentar toda a área do Porto e vários projetos estão em andamento junto a bancos oficiais” afirmou.

Volume de cargas

Ainda de acordo com o presidente, só em junho deste ano foi registrado um aumento de 93,03% no movimento de cargas em comparação com igual período de 2011. Passaram pelo porto 144.592 toneladas de mercadorias.

Em julho deste ano, o terminal de Cabedelo atingiu a meta de crescimento projetada, com uma movimentação de cargas de 223.459 toneladas. “Nossa taxa de crescimento hoje está em 10%, enquanto a maioria dos portos no país está com taxa entre 5% e 6%.” avaliou Wilbur Jácome.

Nos sete primeiros meses deste ano o movimento de cargas no Porto de Cabedelo registrou aumento de 10%, em comparação com mesmo período de 2011.