Fale Conosco

13 de março de 2018

Porto de Cabedelo movimenta mais 60 mil toneladas de petcoke em quatro dias



13.03.18 Movimento Porto de Cabedelo  270x202 - Porto de Cabedelo movimenta mais 60 mil toneladas de petcoke em quatro diasO Porto de Cabedelo recebeu, nos últimos quatro dias, dois navios procedentes dos Estados Unidos com cargas de coque de petróleo, o petcoke, totalizando 60.679 toneladas em movimentação. Além das cargas de petcoke, o terminal paraibano ainda recebeu, nesta segunda-feira (12), o navio petroleiro Celso Furtado, com mais oito mil toneladas de óleo diesel, procedente de Suape-PE. Somente nos primeiros 12 dias do mês de março, o Porto de Cabedelo já movimentou 81.385 toneladas de produtos.

Na última sexta-feira (9), o navio graneleiro Meloi, de bandeira panamenha e procedente do Texas, nos Estados Unidos, atracou no Porto de Cabedelo para descarregar 27.679 toneladas do petcoke. Essa carga tem como destino final o estado do Pará. A empresa importadora passou a operar pelo terminal paraibano neste mês.

Já o navio graneleiro Darlearkay, da Ilhas Marshall e também procedente do Texas (EUA), atracou na segunda-feira (12), com previsão de descarga de 33 mil toneladas do coque de petróleo. As duas operações totalizaram uma movimentação de 60.679 toneladas do produto. A carga do Darlearkay foi importada por uma das empresas do polo cimenteiro da Paraíba.

A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, comemorou a movimentação no porto e destacou que a previsão para este ano é manter e ampliar o crescimento que a Companhia vem registrando nos últimos anos. “Os investimentos que foram e que estão sendo feitos no Porto de Cabedelo, seja com recursos próprios do Estado, seja com as parcerias com o Governo Federal, estão nos fazendo superar barreiras que há décadas estavam postas, e isso está se refletindo no aumento da movimentação e na geração de emprego e renda para a Paraíba”, observou.

Óleo Diesel – Além dos dois navios graneleiros que chegaram com o petcoke nos últimos quatro dias, o Porto de Cabedelo também recebeu, na segunda, o navio petroleiro Celso Furtado. A embarcação é brasileira, foi fabricada em 2011 e tem 182m de comprimento por 85m de largura (boca).

Previsão de recorde – Para este mês de março, a previsão feita pela Gerência de Operações é de recorde na movimentação do Porto de Cabedelo, inclusive, com a exportação de ilmenita para a Europa.